Três quartos dos bancos brasileiros (75%) estão atualmente adotando a biometria facial como parte de seus procedimentos de identificação de clientes. Essa estatística é destacada na fase inicial da Pesquisa Febraban de Tecnologia Bancária 2024, conduzida pela Deloitte Consultoria. Um total de 24 bancos participaram da pesquisa, respondendo a questionários elaborados e aplicados entre novembro de 2023 e março deste ano. Essas instituições representam cerca de 81% do mercado bancário nacional. Além disso, 27 executivos do setor financeiro foram entrevistados pela equipe da Deloitte.
Após análise dos dados, a pesquisa revelou que o reconhecimento facial é uma das tecnologias mais amplamente adotadas pelas instituições financeiras do país. O chatbot, uma ferramenta que simula conversas com os clientes para esclarecer dúvidas e oferecer orientações, é utilizado por cerca de 71% dos bancos, quase na mesma proporção da biometria facial. Outras tecnologias listadas incluem RPA (67%), que automatiza processos repetitivos para facilitar tarefas em grande escala; Inteligência Artificial (IA) Generativa (54%), que cria conteúdos e códigos com base em informações existentes para melhorar o atendimento ao cliente; e Inteligência Cognitiva (25%), que replica o comportamento e o raciocínio humanos para resolver problemas.
A pesquisa também revela que mais da metade (54%) dos bancos já incorporaram a IA em suas operações.
Sem comentários! Seja o primeiro.