--:--
--:--
  • cover
    Estamos Ao Vivo

Ao Vivo

--:--
--:--
  • Rádio Web
  • cover
    Estamos Ao Vivo

POLÍCIA MILITAR AGE RÁPIDO E APREENDE ADOLESCENTE POR ATO INFRACIONAL ANÁLOGO A HOMICÍDIO EM ITUAÇU

A Polícia Militar, por meio de uma ação conjunta das guarnições do 24º BPM das cidades de Ituaçu e Tanhaçu, realizou a apreensão de um adolescente de 16 anos de idade no início da noite desta segunda-feira (9), suspeito de envolvimento em um ato infracional análogo ao crime de homicídio ocorrido no distrito de Tranqueiras. A ação teve início por volta das 15h30min, quando os policiais receberam informações estratégicas sobre o paradeiro do jovem, que teria participado do incidente registrado no último domingo. Na ocasião, o corpo da vítima um homem de 34 anos de idade, foi encontrado com graves ferimentos na cabeça, supostamente causados por pedradas, e estava caído ao solo . Diante dos fatos e da gravidade da ocorrência, a guarnição de Ituaçu solicitou o apoio do Pelotão do município de Tanhaçu para uma operação conjunta na localidade. Ao chegarem ao distrito de Tranqueiras, os policiais militares foram informados de que o adolescente não se encontrava na residência inicial, o que deu início a uma série de diligências minuciosas pela região. O suspeito foi eventualmente localizado escondido em uma edificação abandonada, onde não ofereceu resistência à abordagem policial. Acompanhado por seus genitores, conforme prevê a legislação vigente, o menor foi apreendido e conduzido inicialmente ao Hospital de Brumado para a realização de exames clínicos. Posteriormente, ele foi apresentado na sede da 20ª COORPIN para o registro da ocorrência e a adoção das medidas socioeducativas adequadas ao caso. PMBA, uma Força a serviço do cidadão! FONTE: ASCOM DO 24º BPM

Presidente do sindicato esclarece reajuste do piso do magistério e fala sobre nova lei para cuidadores de creche

O presidente do Sindicato dos Servidores da Educação, Jerry Adriano, concedeu entrevista ao repórter Marcos Paulo, da Rádio Alternativa, para esclarecer dúvidas de profissionais do magistério sobre o reajuste salarial de 2026 e também comentar sobre a nova legislação que trata da função dos cuidadores de creche. Segundo Jerry, o Governo Federal definiu para este ano um reajuste de 5,4% no piso salarial dos professores. Com isso, o valor passou de R$ 4.867,77 em 2025 para R$ 5.130,63 em 2026. De acordo com o presidente do sindicato, o reajuste é obrigatório e deve ser aplicado pelos municípios. “Esse aumento foi definido em janeiro e o município precisa repassar aos profissionais do magistério. O pagamento já deve começar a ser aplicado agora nos próximos vencimentos”, explicou. Jerry também comentou sobre uma dúvida recorrente entre os professores em relação ao Imposto de Renda. Com a nova regra do governo federal, quem recebe até R$ 5 mil por mês fica isento de imposto. No entanto, como o novo piso ultrapassa esse valor, os professores continuarão contribuindo. Apesar disso, ele destacou que haverá uma redução no valor do imposto para quem recebe até cerca de R$ 7 mil, diminuindo o impacto no salário dos profissionais. Outro tema abordado na entrevista foi a situação dos cuidadores de creche. Jerry explicou que foi sancionada em 6 de janeiro uma nova lei federal que reconhece esses profissionais como pedagogos infantis, valorizando a função e prevendo melhorias salariais. “O governo reconheceu a importância do trabalho desses profissionais que cuidam das crianças nas creches. A nova lei garante um enquadramento diferente e também prevê melhorias na remuneração”, afirmou. Segundo o presidente do sindicato, a entidade já iniciou diálogo com a administração municipal para que o enquadramento seja aplicado no município, garantindo os direitos previstos na nova legislação. Ele informou ainda que uma assembleia com os cuidadores de creche foi realizada recentemente, com grande participação da categoria. Durante o encontro, os profissionais decidiram buscar negociação com o município para a implementação da medida. Caso não haja avanço nas tratativas, o sindicato não descarta uma paralisação por tempo indeterminado dos cuidadores. “A categoria quer apenas que a lei seja cumprida e que os profissionais tenham o reconhecimento devido”, concluiu Jerry Adriano.

Ônibus escolar desce ladeira desgovernado e atinge casa no centro de Brumado

Ônibus escolar desce ladeira e atinge casa no centro de BrumadoUm ônibus escolar desceu uma ladeira desgovernado e acabou atingindo uma residência na região da Praça do Fogo, no centro de Brumado, na manhã desta segunda-feira.De acordo com as primeiras informações, mesmo com a manete do veículo puxada, o ônibus teria começado a descer a ladeira sozinho até colidir contra o imóvel. No entanto, essa informação ainda não foi oficialmente confirmada.Em vídeos que circulam nas redes sociais, é possível ver moradores assustados e preocupados com a situação, principalmente com os proprietários da casa atingida.Até o momento, não há confirmação se havia pessoas dentro da residência no momento do impacto, nem informações oficiais sobre feridos, sendo relatado inicialmente apenas danos materiais

Domingo violento em Vitória da Conquista registra morte em acidente e corpo encontrado em matagal

O domingo (8) foi marcado por ocorrências graves em Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia, mobilizando equipes das forças de segurança e do Departamento de Polícia Técnica (DPT). Durante o dia, um jovem morreu após um acidente envolvendo uma motocicleta no bairro Patagônia. A vítima ainda recebeu ajuda de populares que estavam no local, mas não resistiu aos ferimentos e acabou falecendo. Já no início da noite, um corpo foi encontrado em uma área de matagal na zona rural do município, nas proximidades dos condomínios Vila Bonita e Vila Sul, na região conhecida como Palmadinha. Moradores da região localizaram o corpo e acionaram a polícia. Equipes se deslocaram até o local para registrar a ocorrência e isolar a área. O Departamento de Polícia Técnica foi chamado para realizar o levantamento cadavérico. Em seguida, o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML), onde passará por exames que poderão auxiliar na identificação da vítima. De acordo com as autoridades, o domingo foi considerado bastante movimentado para as forças policiais da cidade, que seguem investigando as circunstâncias das ocorrências.

Corpo de adolescente desaparecido é encontrado em área de matagal em Vitória da Conquista

O corpo de um adolescente que estava desaparecido foi encontrado na noite do último domingo (8) em uma área de matagal na zona rural de Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia. A vítima foi identificada como Tairone Oliveira dos Santos, de 17 anos. De acordo com informações divulgadas, o jovem estava desaparecido desde a última quinta-feira (5), o que mobilizou familiares e moradores da região em buscas e na tentativa de obter informações sobre o seu paradeiro. O corpo foi localizado nas imediações do povoado de Pedra Branca, após populares avistarem a vítima e acionarem a polícia. Guarnições se deslocaram até o local e confirmaram a ocorrência. Tairone morava no bairro Vila Elisa e havia sido visto pela última vez por volta das 19h da quinta-feira, no povoado de Caiçara, também na zona rural do município. Desde então, familiares viviam momentos de angústia em busca de notícias sobre o adolescente. O Departamento de Polícia Técnica (DPT) foi acionado para realizar a perícia e o levantamento cadavérico. O corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) de Vitória da Conquista. As circunstâncias da morte ainda serão investigadas pelas autoridades policiais. A confirmação da morte causou grande comoção entre familiares, amigos e moradores da cidade.

Dois irmãos morrem após serem atropelados na BA-120, no sul da Bahia

Dois irmãos, de 13 e 5 anos, morreram após serem atropelados na noite de sábado (7) na BA-120, no trecho entre o município de Ibirataia e o distrito de Algodão, no sul da Bahia. As vítimas foram identificadas como Luana Novaes Silva, de 13 anos, e Luan Gabriel França Silva, de 5. De acordo com informações apuradas no local, as crianças empurravam uma bicicleta quando foram atingidas por um carro nas proximidades do lixão do município. No momento do acidente, elas caminhavam pela rodovia acompanhadas dos pais e de outros dois irmãos, seguindo em direção à fazenda onde moram. Testemunhas relataram que o veículo trafegava em alta velocidade e teria saído da pista antes de atingir as crianças no acostamento da rodovia. Com o forte impacto, os irmãos foram arremessados a vários metros do ponto da colisão. Os demais familiares não ficaram feridos. Após o atropelamento, o carro ainda capotou às margens da estrada. O motorista, identificado como Júlio de Almeida Sandes Neto, foi preso em flagrante. Segundo a Polícia Rodoviária Estadual da Bahia (PRE), o teste do bafômetro apontou que o condutor havia ingerido bebida alcoólica. Equipes do Departamento de Polícia Técnica (DPT) foram acionadas para realizar a perícia e fazer a remoção dos corpos. O motorista foi encaminhado para a delegacia de plantão em Jequié, onde o caso foi registrado. A tragédia provocou grande comoção entre moradores de Ibirataia e de cidades da região.

Nova sede do Crea-BA em Conquista é resultado de anos de articulação, afirma Márcio Dias

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Bahia (Crea-BA) inaugurou, nesta sexta-feira (6), a nova inspetoria de Vitória da Conquista. A unidade passa a ser a maior do Conselho no interior do estado. A cerimônia contou com a presença do presidente do Crea-BA, Joseval Carqueija, além de autoridades, profissionais das áreas de Engenharia, Agronomia e Geociências e representantes da sociedade civil. Durante a solenidade, o engenheiro Márcio Dias destacou que a nova sede representa uma conquista importante para os profissionais de toda a região. Segundo ele, Vitória da Conquista exerce um papel estratégico como polo regional. “Essa é uma conquista dos profissionais da engenharia, da agronomia e das geociências de todo o sudoeste baiano. Conquista é um polo regional que atende cerca de 89 municípios, inclusive de outros estados, como Minas Gerais. Portanto, esse avanço beneficia todos os profissionais da área”, afirmou. A nova sede conta com 1.681 metros quadrados de terreno e mais de 610 metros quadrados de área construída. A estrutura inclui auditório com capacidade para mais de 70 pessoas, salas técnicas e administrativas, espaço de coworking e estacionamento, ampliando a capacidade de atendimento e fiscalização do Conselho na região. De acordo com o gestor da obra, o engenheiro civil Pedro Bulhões, a nova estrutura também contribui para fortalecer a atuação profissional e garantir maior regularidade nas obras e serviços técnicos. “A nova inspetoria amplia a capacidade de atendimento e fiscalização, o que reflete diretamente na regularidade das obras e na qualidade dos serviços prestados. Além disso, reforça a exigência de responsáveis técnicos e das Anotações de Responsabilidade Técnica (ARTs), combatendo a informalidade e promovendo mais oportunidades formais de trabalho”, destacou. Márcio Dias também relembrou o processo de articulação para que o projeto se tornasse realidade. Segundo ele, a construção da nova sede era um compromisso assumido quando esteve à frente da inspetoria local. “Quando assumimos a inspetoria de Vitória da Conquista, fizemos o compromisso de trabalhar para que essa sede se tornasse realidade. Hoje, essa obra representa a valorização dos profissionais da engenharia, da agronomia e das geociências. É um marco histórico para Vitória da Conquista e para todo o sudoeste baiano”, ressaltou. O presidente do Crea-BA, Joseval Carqueija, afirmou que a entrega da nova unidade reforça a política de fortalecimento das estruturas do Conselho no interior da Bahia. “A nova Inspetoria de Vitória da Conquista simboliza o compromisso da nossa gestão com a interiorização do Crea-BA. Estamos investindo em estrutura, proximidade e eficiência para garantir melhores condições de trabalho aos profissionais e mais segurança para a sociedade”, afirmou. A expectativa é que o fortalecimento da presença institucional do Conselho contribua para estimular novos investimentos em infraestrutura na região, consolidando Vitória da Conquista como um importante polo de desenvolvimento do interior baiano. Atendimento regional A nova inspetoria do Crea-BA em Vitória da Conquista será responsável pelo atendimento direto a 23 municípios do sudoeste baiano, alcançando mais de 3.500 profissionais registrados na região, entre engenheiros, agrônomos, geólogos, técnicos e demais integrantes do Sistema Confea/Crea.

Motociclista morre após colisão entre motos na BA-148 em Livramento de Nossa Senhora

Livramento de Nossa Senhora, no sudoeste da Bahia. A colisão ocorreu nas proximidades do portal de entrada da cidade, no bairro Piçarrão. De acordo com relatos de populares, uma motocicleta de alta cilindrada teria colidido na traseira de uma Honda Pop que trafegava pela rodovia. Com o forte impacto, o condutor da Pop foi arremessado ao chão e sofreu ferimentos graves. As duas vítimas foram socorridas por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) e encaminhadas para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h) do município. Apesar dos esforços das equipes médicas, o motociclista que conduzia a Honda Pop, identificado como Tales Rhamon, não resistiu aos ferimentos e morreu após dar entrada na unidade de saúde. Até o momento, não foram divulgadas informações atualizadas sobre o estado de saúde do outro motociclista envolvido no acidente. A colisão aconteceu por volta das 16h, e as circunstâncias do acidente deverão ser apuradas pelas autoridades competentes.

Reunião de Trump com líderes latino-americanos acontece sem convite ao presidente Lula

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, deve receber neste sábado (7), em Miami, diversos líderes da América Latina para o lançamento da cúpula chamada “Escudo das Américas”. A iniciativa tem como objetivo reforçar a cooperação em segurança e ampliar o combate ao narcotráfico no continente. O encontro ocorrerá sem a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e de outros chefes de Estado ligados à esquerda na região. Batizado de “Escudo das Américas”, o grupo faz parte de uma estratégia do governo republicano de aproximar países latino-americanos da área de influência dos Estados Unidos e, ao mesmo tempo, reduzir a presença de potências como a China na região. Entre os líderes confirmados estão nomes alinhados à direita, como o presidente de El Salvador, Nayib Bukele, e o presidente da Argentina, Javier Milei. De acordo com informações divulgadas pela Casa Branca, participam da reunião Javier Milei (Argentina), Rodrigo Paz (Bolívia), José Antonio Kast (Chile), Rodrigo Chaves (Costa Rica), Luis Rodolfo Corona (República Dominicana), Daniel Noboa (Equador), Nayib Bukele (El Salvador), Irfaan Ali (Guiana), Nasry “Tito” Asfura (Honduras), José Raúl Mulino (Panamá), Santiago Peña (Paraguai) e Kamla Persad-Bissessar, primeira-ministra de Trinidad e Tobago. Durante o encontro, a expectativa é que os líderes assinem a chamada “Carta de Doral”, documento que reafirma compromissos com a defesa da soberania hemisférica, o livre mercado e a cooperação entre os países no combate a organizações criminosas transnacionais. A cúpula acontece poucos dias após a conferência “Américas contra os Cartéis”, realizada na sede do Comando Sul dos Estados Unidos (Southcom), na Flórida. Na ocasião, o secretário de Defesa dos EUA, Pete Hegseth, afirmou que Washington está preparado para agir de forma mais dura contra grupos classificados como narcoterroristas na América Latina — inclusive de maneira unilateral, se considerar necessário. “Os Estados Unidos estão preparados para enfrentar essas ameaças e agir sozinhos, se preciso. No entanto, nossa preferência é trabalhar em conjunto com nossos vizinhos e aliados”, declarou Hegseth durante o evento. O comandante do Southcom, almirante Francis Donovan, também destacou que os EUA priorizam a cooperação com os países da região, mas não descartam ações diretas quando julgarem necessário. Segundo autoridades americanas, desde setembro do ano passado os Estados Unidos já bombardearam 44 embarcações ligadas ao narcotráfico no Pacífico e no Caribe durante a operação chamada “Lança do Sul”, que teria resultado em pelo menos 150 mortes. A realização da cúpula também está alinhada à Estratégia de Segurança Nacional dos EUA para 2026, que prevê o fortalecimento de alianças com governos considerados ideologicamente próximos e a redução da influência de potências como China, Rússia e Irã na América Latina. O presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva não foi convidado para o encontro em Miami, assim como outros líderes identificados com a esquerda na região, como Gustavo Petro, da Colômbia, e Claudia Sheinbaum, do México. Mesmo sem o convite para a cúpula, Trump afirmou recentemente manter uma boa relação com Lula. Em conversa com jornalistas na Casa Branca, no fim de fevereiro, o presidente americano disse que se dá “muito bem” com o líder brasileiro e que gostaria de recebê-lo em Washington, embora não tenha confirmado uma data para o encontro. Em fevereiro, Lula afirmou que esperava se reunir com Trump no dia 16 de março, mas a data ainda não foi confirmada oficialmente. O presidente brasileiro disse que pretende levar aos Estados Unidos uma comitiva técnica, com representantes da Polícia Federal e dos ministérios da Fazenda e da Justiça e Segurança Pública, para discutir cooperação no combate ao crime organizado.