O Procon Municipal realizou, na última sexta-feira (8), uma fiscalização em uma agência bancária situada no Centro de Vitória da Conquista, no sudoeste baiano, e identificou diversas irregularidades relacionadas ao atendimento ao público.
Durante a operação, o órgão emitiu oito notificações contra a unidade bancária por descumprimento de leis municipais que regulamentam o tempo máximo de espera nas filas e a garantia de privacidade dos clientes.
Segundo o Procon, seis autuações foram aplicadas com base na Lei Municipal nº 1.345/2006, que determina que o atendimento em agências bancárias não pode ultrapassar 15 minutos em dias normais.
Além disso, a agência também foi notificada por desrespeitar a Lei Municipal nº 2.051/2015, que obriga a instalação de divisórias nos caixas eletrônicos para assegurar maior segurança e privacidade aos usuários durante as operações bancárias.
O coordenador do Procon Municipal, Rafael Meira, informou que a equipe de fiscalização esteve na agência em dois momentos diferentes da manhã. Conforme relatado, após a gerência não atender ao pedido inicial para reforço no atendimento e redução das filas, os fiscais permaneceram no local acompanhando a situação e registrando reclamações dos clientes.
A situação provocou críticas tanto de consumidores quanto do Sindicato dos Bancários. O presidente da entidade, Paulo Barrocas, afirmou que a redução do número de agências bancárias na cidade vem provocando concentração excessiva de atendimento em poucas unidades, aumentando as filas e sobrecarregando os trabalhadores.
O Procon reforçou que os consumidores podem denunciar irregularidades sempre que houver desrespeito às normas de atendimento previstas na legislação municipal.




