PCC e Comando Vermelho passam a ser classificados como organizações terroristas pelos EUA; entenda os impactos

As facções brasileiras Primeiro Comando da Capital (PCC) e Comando Vermelho (CV) passaram a ser oficialmente classificadas como organizações terroristas pelo governo dos Estados Unidos nesta sexta-feira (5). A medida, anunciada pela administração do presidente Donald Trump no último dia 28 de maio, amplia o alcance das ações americanas de combate às organizações criminosas e pode trazer reflexos econômicos e diplomáticos para o Brasil. Desde o anúncio, o governo brasileiro tem mantido conversas diplomáticas com autoridades americanas na tentativa de reverter a decisão. Facções passam a receber tratamento voltado ao terrorismo Com a entrada em vigor da medida, PCC e Comando Vermelho passam a integrar a lista de Organizações Terroristas Estrangeiras dos Estados Unidos. Dessa forma, as facções deixam de ser tratadas apenas como grupos ligados ao narcotráfico e ao crime organizado e passam a ser alvo de estruturas e órgãos americanos especializados no combate ao terrorismo. Apoio às facções pode ser considerado crime nos EUA A legislação americana prevê punições para pessoas, empresas e instituições que ofereçam qualquer tipo de apoio a organizações classificadas como terroristas. O conceito inclui recursos financeiros, prestação de serviços, apoio logístico e outras formas de assistência. Maior fiscalização sobre bancos e empresas A nova classificação também pode aumentar a fiscalização sobre instituições financeiras e empresas brasileiras que mantenham relações com o sistema financeiro dos Estados Unidos. Caso investigações identifiquem recursos ligados ao PCC ou ao CV, bens e ativos localizados em território americano ou submetidos à legislação dos EUA poderão ser bloqueados. Restrições migratórias Pessoas enquadradas pelas autoridades americanas por ligação com as facções poderão enfrentar restrições para obtenção de vistos e entrada nos Estados Unidos, além de outras medidas migratórias. Legislação brasileira não sofre alterações Apesar da decisão americana, não há mudanças nas leis brasileiras. O Brasil continua tratando PCC e Comando Vermelho como organizações criminosas, e não como grupos terroristas. Especialistas apontam riscos econômicos Para o diretor acadêmico do Centro Brasileiro de Relações Internacionais (Cebri), Feliciano Guimarães, a medida pode resultar em sanções contra instituições financeiras e empresas brasileiras com ativos ou operações nos Estados Unidos. “Bancos brasileiros que têm ativos no mercado americano, empresas brasileiras que tenham ações no mercado americano, inclusive a Petrobras, podem sofrer sanções diretas caso investigações identifiquem movimentações relacionadas ao PCC ou ao CV”, explicou o pesquisador. Compartilhamento de informações pode ser afetado Segundo Guimarães, a nova classificação também pode dificultar a cooperação entre os dois países no combate ao crime organizado. Antes da medida, Brasil e Estados Unidos haviam reforçado a troca de informações entre a Polícia Federal e o FBI. No entanto, a inclusão de outras agências americanas, como a CIA, e a falta de coordenação entre os órgãos podem gerar obstáculos no relacionamento já existente entre as autoridades dos dois países. Governo brasileiro acompanha situação Nos bastidores, integrantes do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva avaliam que, neste momento, não há expectativa de ações militares americanas em território brasileiro. A preocupação, porém, está concentrada nos possíveis impactos econômicos, diplomáticos e nas relações de cooperação em segurança pública entre Brasil e Estados Unidos.
Operações resgatam 69 trabalhadores em condições análogas à escravidão na Chapada Diamantina

Duas operações coordenadas pela Auditoria-Fiscal do Trabalho resultaram no resgate de 69 trabalhadores submetidos a condições análogas à escravidão nos municípios de Seabra e Novo Horizonte, na região da Chapada Diamantina, na Bahia. As ações identificaram jornadas exaustivas, ausência de equipamentos de proteção e alojamentos em condições degradantes. Fiscalização em Seabra resgata 45 trabalhadores Em Seabra, uma operação realizada no dia 25 de maio encontrou 45 trabalhadores em situação de extrema vulnerabilidade em um canteiro de obras de um ponto de apoio rodoviário e restaurante às margens da BR-242. De acordo com a fiscalização, os operários, recrutados em diferentes estados, cumpriam jornadas que chegavam a 65 horas semanais. Os trabalhadores estavam alojados em espaços superlotados, sem condições adequadas de higiene e privacidade, dividindo ambientes com materiais de construção e produtos químicos. Além disso, os auditores constataram que não havia registro em carteira de trabalho nem fornecimento de equipamentos de proteção individual. Diante das irregularidades, a obra foi totalmente embargada. A empresa responsável foi obrigada a pagar R$ 578.243,28 em verbas rescisórias e mais R$ 157,5 mil em indenizações por danos morais individuais. Garimpeiros trabalhavam em poços de até 100 metros em Novo Horizonte Outra operação, realizada entre os dias 24 de maio e 3 de junho em Novo Horizonte, resultou no resgate de 24 trabalhadores que atuavam em garimpos subterrâneos de extração de quartzo rutilado e barita. Segundo os auditores, os garimpeiros trabalhavam em poços com profundidade de até 100 metros, expostos a riscos de soterramento, quedas e contaminação por sílica, sem qualquer equipamento de segurança. As investigações apontaram ainda que os empregadores utilizavam um modelo de “parceria” para mascarar o vínculo empregatício. Os trabalhadores recebiam apenas R$ 120 por semana, valor considerado uma forma de remuneração disfarçada. Os garimpeiros viviam em barracos de lona próximos às minas, sem acesso à água potável e em condições consideradas degradantes. Frentes de trabalho foram interditadas As operações foram coordenadas pela auditora-fiscal do Trabalho Gislene Stacholski, que caracterizou as situações encontradas como trabalho análogo à escravidão em razão das condições degradantes e, no caso de Seabra, também pelas jornadas exaustivas. Todas as frentes de garimpo em Novo Horizonte foram interditadas imediatamente. Os trabalhadores resgatados nas duas cidades foram afastados das atividades e encaminhados à rede de assistência social. Além disso, eles foram habilitados para receber o seguro-desemprego especial destinado às vítimas de trabalho análogo à escravidão. Os responsáveis pelas irregularidades poderão responder a medidas administrativas e legais.
Polícia Civil investiga incêndio que matou homem em Luís Eduardo Magalhães

A Polícia Civil da Bahia está investigando as circunstâncias de um incêndio que resultou na morte de um homem de 40 anos na cidade de Luís Eduardo Magalhães, no oeste do estado. O caso ocorreu na quarta-feira (3), em uma residência localizada na Rua Alameda Samambaia, no bairro Tropical Ville I. A vítima foi identificada como Rivanilton Rocha Miranda, que morava sozinho no imóvel há mais de oito anos e era bastante conhecido na comunidade local. De acordo com informações apuradas, antes do incêndio, Rivanilton teria enviado uma mensagem de áudio para uma das irmãs, que vive em Brasília (DF). O conteúdo da gravação, descrito como tendo um forte tom de despedida, passou a ser uma das principais linhas de análise dos investigadores. Equipes da 2ª Companhia do 17º Batalhão de Bombeiros Militar foram acionadas para combater as chamas. Após controlar o fogo, os militares encontraram o corpo da vítima em um dos cômodos da residência, que foi parcialmente destruída pelo incêndio. Uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) esteve no local e confirmou o óbito. Em seguida, peritos do Departamento de Polícia Técnica (DPT) realizaram a remoção do corpo para o Instituto Médico Legal (IML) de Luís Eduardo Magalhães, onde será submetido a exames de necropsia. A Delegacia Territorial do município conduz as investigações e trata o caso como prioridade. As causas do incêndio e as circunstâncias da morte ainda estão sendo apuradas. Se você ou alguém próximo estiver enfrentando sofrimento emocional ou pensamentos de autolesão, procurar apoio pode fazer diferença. No Brasil, o Centro de Valorização da Vida (CVV) oferece atendimento gratuito e sigiloso pelo telefone 188, disponível 24 horas por dia, além do site www.cvv.org.br. Também é importante buscar atendimento em serviços de saúde ou em uma unidade de emergência em situações de risco imediato.
Mulher desaparecida há cinco dias é encontrada dentro de cisterna em fazenda na zona rural de Candiba

Uma mulher de 43 anos, identificada como Eva Ribeiro da Silva, que estava desaparecida há cinco dias, foi encontrada na tarde desta quinta-feira (4) dentro de uma cisterna em uma fazenda localizada na zona rural de Candiba, no sudoeste da Bahia. O desaparecimento havia mobilizado familiares, moradores, voluntários e equipes das polícias Militar e Civil desde a noite do último sábado (30), quando Eva foi vista pela última vez. Após ser localizada, a mulher recebeu os primeiros atendimentos de uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e, em seguida, foi encaminhada para uma unidade hospitalar da região. O estado de saúde dela não foi divulgado. Segundo informações da imprensa local, Eva enfrenta problemas psicológicos e possui diagnóstico de esquizofrenia, circunstância que aumentava a preocupação dos familiares e das equipes envolvidas nas buscas. Durante os cinco dias de desaparecimento, moradores da comunidade e forças de segurança realizaram buscas na região na tentativa de localizar a mulher. As circunstâncias de como ela foi parar no interior da cisterna ainda não foram esclarecidas. O caso deverá ser apurado pelas autoridades competentes.
Câmara de Jequié aprova projeto que limita tarifa de esgoto a 40% da conta de água

A Câmara Municipal de Jequié aprovou por unanimidade, na sessão ordinária realizada na quarta-feira (3), um projeto de lei que limita a cobrança da tarifa de esgotamento sanitário ao percentual máximo de 40% do valor da tarifa de abastecimento de água. A proposta é de autoria do presidente da Casa, vereador Emanuel Campos Silva (Tinho), e foi reapresentada após decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que reconheceu a competência dos municípios para legislar sobre a cobrança da tarifa de esgotamento sanitário. Segundo o vereador, a decisão da Suprema Corte, obtida em ação movida pelo município de Feira de Santana, trouxe maior segurança jurídica para que cidades brasileiras voltassem a discutir a questão. “Voltamos com este projeto porque houve uma mudança importante no entendimento jurídico sobre o tema. O município de Feira de Santana recorreu ao Supremo Tribunal Federal e obteve uma decisão favorável, já transitada em julgado. Esse precedente trouxe segurança jurídica para que possamos novamente discutir e aprovar esta matéria em defesa dos consumidores”, afirmou Tinho. Projeto já havia sido aprovado em 2019 Esta não é a primeira vez que a Câmara de Jequié aprova uma proposta com esse objetivo. Em 2019, os vereadores aprovaram uma lei reduzindo a tarifa de esgoto de 80% para 40% do valor da conta de água. No entanto, a medida foi alvo de questionamentos judiciais e acabou sendo revogada. De acordo com Tinho, as decisões das instâncias inferiores da Justiça eram, até então, desfavoráveis aos municípios, o que levou diversas iniciativas semelhantes a serem derrubadas. Cobrança deve respeitar prestação do serviço O projeto aprovado estabelece que a concessionária responsável pelos serviços de saneamento básico não poderá cobrar mais que 40% do valor da tarifa de abastecimento de água efetivamente faturada ao consumidor. A proposta também determina que a cobrança deverá observar a efetiva prestação dos serviços de coleta, transporte, tratamento e destinação final dos esgotos sanitários, além dos princípios da modicidade tarifária e da proporcionalidade entre os valores cobrados e os serviços disponibilizados à população. Após a aprovação no Legislativo, o projeto segue agora para análise do Poder Executivo Municipal. Caso seja sancionado, a nova regra passará a valer no município de Jequié.
Família procura empresário desaparecido desde terça-feira em Ipiaú

Familiares e amigos do empresário Valdiney Fernandes Santos, de 51 anos, estão mobilizados em busca de informações sobre seu paradeiro após o desaparecimento registrado na última terça-feira (2). Morador da Rua Carlos Chagas, no centro de Ipiaú, ele não mantém contato com a família desde então. De acordo com informações repassadas por uma irmã de Valdiney, o último contato com o empresário ocorreu por volta das 11h37 de terça-feira. Na ocasião, ele estava conduzindo uma picape Fiat Strada prata, placa TGY3D22, e informou que seguiria para uma fazenda de sua propriedade, localizada na região da Jaguarana, zona rural do município de Itagi. Segundo a família, Valdiney pretendia mostrar o imóvel a uma pessoa interessada em adquiri-lo. No entanto, diante da ausência de notícias, parentes entraram em contato com um funcionário da fazenda, que informou que o empresário não chegou ao local naquele dia. Desde então, familiares e amigos iniciaram buscas na tentativa de obter informações que possam ajudar a esclarecer o desaparecimento. Conforme apurado, esta é a primeira vez que Valdiney desaparece. Conhecido em Ipiaú, Valdiney Fernandes Santos é ex-proprietário de uma loja de materiais de construção localizada na Avenida Lauro de Freitas, no centro da cidade. Um boletim de ocorrência foi registrado na Delegacia Territorial, e o caso está sendo investigado pela Polícia Civil. A família pede que qualquer pessoa que tenha informações sobre o paradeiro do empresário entre em contato com a polícia ou pelo telefone (73) 98256-6294.
Operação apreende 14,5 mil fogos irregulares e conduz homem por peculato em Santo Antônio de Jesus

A Operação Integrada Brincar com Fogos, que intensifica a fiscalização contra o comércio, a fabricação e o armazenamento clandestinos de fogos de artifício na Bahia, já resultou na apreensão de 14.500 unidades de artefatos irregulares. A ação, coordenada pelo Ministério Público do Trabalho (MPT), segue até esta quarta-feira (3) em diversos municípios do estado. Durante uma das fiscalizações realizadas na segunda-feira (1º), em Santo Antônio de Jesus, equipes da Coordenação de Fiscalização de Produtos Controlados (CFPC) da Polícia Civil localizaram um galpão utilizado para a fabricação clandestina de fogos de artifício. No local, um homem de 49 anos foi conduzido à delegacia por suspeita de peculato. Além dos artefatos apreendidos, os agentes encontraram livros escolares de diversos municípios baianos, datados de 2025, que estariam sendo utilizados como material para embalagem dos produtos fabricados irregularmente. Todo o material recolhido, assim como o suspeito, foi encaminhado para a 1ª Delegacia Territorial de Santo Antônio de Jesus, onde foram adotadas as medidas legais cabíveis. Fiscalização reúne diversos órgãos Realizada de forma inédita, a Operação Integrada Brincar com Fogos reúne esforços de diversos órgãos estaduais e federais para reforçar a segurança durante o período junino, quando aumenta a comercialização e o uso de fogos de artifício. Participam da operação a Polícia Civil da Bahia, o Ministério Público do Trabalho (MPT), o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), o Departamento de Polícia Técnica (DPT), o Exército Brasileiro, o Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade (Ibametro), a Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon), o Conselho Regional de Química (CRQ), a Polícia Militar da Bahia e a Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz). Ações educativas e regularização Além das fiscalizações, a Polícia Civil promove ações educativas para orientar comerciantes e a população sobre o uso seguro de fogos de artifício durante os festejos juninos. A CFPC também alerta que comerciantes interessados em atuar de forma regular devem realizar cadastro junto ao órgão por meio do e-mail fisprocem.cfpc@pcivil.ba.gov.br. As autoridades reforçam que a fabricação e o armazenamento clandestinos de fogos representam riscos à segurança dos trabalhadores, consumidores e moradores das áreas onde os produtos são produzidos ou armazenados, podendo causar acidentes graves e até mortes.
Homem ataca policial com estilingue durante perseguição e acaba preso em Poções

Um homem foi preso após atacar uma policial militar com um estilingue durante uma perseguição pelas ruas de Poções, no sudoeste da Bahia. O caso ocorreu na última segunda-feira e mobilizou equipes da 79ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM). De acordo com a Polícia Militar, a guarnição foi acionada após denúncias de que um funcionário de um empresário local estaria sendo ameaçado de morte por um homem armado com uma faca. Após iniciar as buscas, os policiais localizaram o suspeito na Praça Coronel Raimundo Pereira de Magalhães. Ao receber ordem de parada, o homem desobedeceu à determinação e tentou fugir, dando início a uma perseguição pelas ruas da cidade. Durante a fuga, ele utilizou um estilingue para lançar pedras contra os policiais e pessoas que transitavam pelo local. Uma policial militar foi atingida no rosto por uma das pedras e precisou de atendimento médico. Apesar da agressão, a equipe continuou a perseguição até a Praça do Divino, onde o suspeito voltou a resistir à abordagem, sendo finalmente contido e preso pelos militares. Com o homem, os policiais apreenderam uma faca do tipo peixeira, um estilingue e diversas pedras utilizadas durante a ação. Após a prisão, o suspeito, a vítima das ameaças e a policial ferida foram encaminhados para atendimento médico. Em seguida, a ocorrência foi apresentada na Delegacia Territorial de Poções, onde foram adotadas as medidas legais cabíveis. Segundo informações da Polícia Militar, a policial recebeu os primeiros socorros e passa bem. O caso será investigado pela Polícia Civil.
Novo exame incorporado ao SUS amplia prevenção do câncer de intestino, afirma especialista

O anúncio do Ministério da Saúde sobre a incorporação do Teste Imunológico Fecal (FIT) ao Sistema Único de Saúde (SUS) foi recebido com entusiasmo por especialistas da área médica. A medida representa um avanço importante nas estratégias de prevenção e rastreamento do câncer colorretal, um dos tipos de câncer mais frequentes e letais no Brasil. Segundo o médico endoscopista intervencionista Dr. Victor Galvão, a inclusão do exame na rede pública tem potencial para ampliar significativamente o acesso da população ao diagnóstico precoce da doença, aumentando as chances de tratamento e cura. “Essa é uma notícia muito importante e deve ser vista como um avanço. Mas é fundamental entender que não se trata de um exame para pessoas que já apresentam sintomas. O FIT é uma estratégia de rastreamento, criada para identificar sinais indiretos da doença antes mesmo do aparecimento dos sintomas”, explicou o especialista. Exame simples e acessível O FIT, sigla para Teste Imunológico Fecal, é realizado por meio de uma amostra de fezes e tem como objetivo identificar pequenas quantidades de sangue oculto, invisíveis a olho nu, que podem indicar alterações no intestino. De acordo com Dr. Victor Galvão, uma das principais vantagens do exame é sua praticidade. “O exame procura identificar sangramentos microscópicos que podem estar associados a pólipos ou outras alterações intestinais. Sua principal vantagem é a simplicidade: não exige preparo intestinal, não requer dietas restritivas e é realizado apenas com uma amostra de fezes”, destacou. Por ser menos invasivo e mais fácil de realizar, o teste tende a aumentar a adesão da população aos programas de prevenção. “Uma das maiores dificuldades quando falamos em prevenção sempre foi tornar o rastreamento realmente acessível. O FIT ajuda justamente nesse processo, permitindo que mais pessoas entrem na linha de cuidado”, acrescentou. Câncer colorretal pode ser evitado O especialista ressalta que a maioria dos casos de câncer colorretal se desenvolve a partir de pólipos, pequenas lesões que surgem na parede interna do intestino e que geralmente não causam sintomas em seus estágios iniciais. “A grande maioria dos cânceres colorretais se origina de pólipos. Quando essas lesões são identificadas e removidas precocemente, conseguimos evitar que evoluam para câncer”, explicou. Por isso, o rastreamento periódico é considerado uma das ferramentas mais eficazes para reduzir a mortalidade causada pela doença. FIT não substitui a colonoscopia Apesar da importância do novo exame, os especialistas alertam que ele não substitui a colonoscopia, considerada o método mais completo para avaliação do intestino. “É importante que as pessoas entendam que um FIT positivo não significa diagnóstico de câncer. Ele é um exame de triagem. Quando o resultado apresenta alteração, o paciente deve ser encaminhado para uma colonoscopia, que é o exame capaz de visualizar o intestino por dentro e confirmar ou descartar a presença de pólipos ou tumores”, esclareceu Dr. Victor Galvão. Segundo o protocolo do Ministério da Saúde, o exame será destinado a pessoas sem sintomas, com idade entre 50 e 75 anos. Aqueles que apresentarem resultado negativo deverão repetir o teste periodicamente dentro do programa de rastreamento. Já os pacientes com resultado positivo serão encaminhados para exames complementares. “O FIT seleciona melhor quem realmente precisa realizar a colonoscopia. Esse é um dos grandes benefícios da estratégia”, afirmou. Sintomas exigem atenção médica Embora o exame seja indicado para pessoas assintomáticas, o médico alerta que alguns sinais devem motivar a busca imediata por atendimento especializado. Entre os principais sintomas estão sangue nas fezes, alterações persistentes no funcionamento do intestino, episódios frequentes de diarreia ou prisão de ventre, anemia sem causa aparente, perda de peso inexplicada e sensação constante de fraqueza. “Sangramento intestinal nunca deve ser ignorado. Quando há sintomas, a investigação médica deve ser feita o quanto antes”, alertou. Avanço para a saúde pública Para Dr. Victor Galvão, a incorporação do FIT ao SUS demonstra um avanço das políticas públicas voltadas à prevenção do câncer de intestino no Brasil. “O câncer colorretal começa a ocupar o espaço que precisa dentro das políticas públicas de saúde. Ainda existem desafios para garantir acesso amplo à população, mas a notícia é extremamente positiva. A prevenção continua sendo a melhor estratégia”, concluiu. A expectativa do Ministério da Saúde é que a adoção do exame contribua para ampliar o diagnóstico precoce da doença e reduzir o número de casos avançados, fortalecendo a rede de atenção oncológica em todo o país.
Famílias de 20 municípios da Bahia ainda podem solicitar kit gratuito da nova parabólica digital

Famílias de baixa renda de 20 municípios baianos têm até o dia 13 de junho para solicitar gratuitamente a instalação do kit da nova parabólica digital por meio do programa Brasil Antenado, iniciativa do Ministério das Comunicações voltada à ampliação do acesso à televisão aberta em regiões com cobertura limitada. O benefício é destinado a famílias inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) que residem em localidades com baixa ou nenhuma cobertura de sinal de TV. A ação busca garantir melhor qualidade de som e imagem, além de ampliar o acesso à informação, cultura e entretenimento. Segundo o governo federal, a medida ganha ainda mais importância com a proximidade da Copa do Mundo de 2026, permitindo que milhares de famílias acompanhem a competição com sinal digital de alta qualidade. Municípios baianos contemplados Na Bahia, o programa atende moradores dos municípios de Abaíra, Baianópolis, Brejolândia, Caatiba, Campo Alegre de Lourdes, Carinhanha, Ibicoara, Ibitiara, Itambé, Jucuruçu, Jussiape, Macarani, Maiquinique, Mirangaba, Mucugê, Oliveira dos Brejinhos, Piatã, Pilão Arcado, Potiraguá e Vereda. As famílias contempladas recebem gratuitamente todos os equipamentos necessários para a instalação da nova parabólica digital, sem qualquer custo de aquisição ou mão de obra. Mais de 100 canais disponíveis Com a nova tecnologia, os beneficiários passam a ter acesso a mais de 100 canais de televisão aberta, incluindo conteúdos de informação, educação, cultura, esporte e entretenimento. O programa é resultado de uma parceria entre o Ministério das Comunicações, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e a Entidade Administradora da Faixa (EAF), responsável pela execução das instalações. Nesta etapa, o Brasil Antenado contempla 108 municípios distribuídos em oito estados brasileiros, alcançando mais de 222 mil famílias aptas a receber os equipamentos. Governo destaca inclusão digital De acordo com o ministro das Comunicações, Frederico de Siqueira Filho, a iniciativa tem papel importante na democratização do acesso à informação e na inclusão digital da população mais vulnerável. “O Brasil Antenado tem mudado a realidade de famílias em todo o país, democratizando o acesso à informação, que é um direito de todos. Estamos garantindo que a população, principalmente a mais vulnerável, assista à televisão aberta e acompanhe a evolução tecnológica do país”, afirmou. A expectativa do governo federal é que, ao final desta fase, o programa alcance 323 municípios e aproximadamente 700 mil famílias em todo o território nacional. Como solicitar o benefício As famílias que atendem aos critérios do programa podem realizar o agendamento da instalação da nova parabólica digital por meio do telefone ou WhatsApp 0800 729 2404. Também é possível obter informações e solicitar o benefício pelo site oficial do programa: Brasil Antenado O prazo para solicitar a instalação gratuita termina em 13 de junho de 2026.