--:--
--:--
  • cover
    Estamos Ao Vivo

Ao Vivo

--:--
--:--
  • Rádio Web
  • cover
    Estamos Ao Vivo

EUA reforçam estratégia para ampliar influência na América Latina e endurecem combate ao crime organizado

O governo dos Estados Unidos, liderado pelo presidente Donald Trump, tem ampliado sua atuação na América Latina dentro de uma nova estratégia de política externa divulgada pela Casa Branca em dezembro de 2024. O plano prevê maior presença militar e ações mais rígidas de segurança no hemisfério ocidental, com foco no combate ao tráfico de drogas, imigração ilegal e influência de países considerados rivais pelos norte-americanos. Segundo o documento, os EUA pretendem reposicionar forças militares e ampliar operações na região para enfrentar o que classificam como “ameaças urgentes” à segurança nacional. Entre os principais pontos da estratégia estão: A nova política também destaca a retomada da chamada Doutrina Monroe, criada no século XIX pelo então presidente James Monroe, baseada no princípio de “A América para os americanos”. O governo Trump afirma que pretende restaurar a predominância dos Estados Unidos no hemisfério e conter o avanço da influência chinesa na região. O documento afirma que Washington buscará impedir que países de fora do continente ampliem presença militar ou controlem ativos estratégicos na América Latina. PCC e Comando Vermelho entram na mira dos EUA Dentro dessa estratégia regional, o governo americano classificou o Primeiro Comando da Capital (PCC) e o Comando Vermelho (CV) como organizações terroristas estrangeiras e terroristas globais. Em comunicado oficial, autoridades americanas afirmaram que as facções brasileiras estão entre “as organizações criminosas mais violentas do Brasil” e que os grupos possuem atuação internacional. O secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, declarou que as organizações ultrapassam fronteiras brasileiras e representam ameaça também para outros países da região e para os próprios Estados Unidos. “O governo Trump continuará usando todas as ferramentas disponíveis para proteger nossos interesses de segurança nacional e cortar financiamento e recursos de narcoterroristas”, afirmou Rubio em publicação nas redes sociais. Governo Lula tentou evitar medida Nos bastidores, o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva atuou para tentar impedir a classificação das facções como organizações terroristas. A preocupação do Palácio do Planalto é que a decisão abra espaço para medidas mais rígidas por parte dos Estados Unidos e até para justificativas de futuras intervenções internacionais em casos extremos. Especialistas em segurança pública destacam que a legislação brasileira já prevê punições severas para organizações criminosas e avaliam que a lei antiterrorismo pode gerar debates diplomáticos e jurídicos sobre soberania nacional. A medida reforça o posicionamento da gestão Trump de endurecer ações contra cartéis e facções criminosas em toda a América Latina, dentro de uma política de segurança regional mais agressiva.

Guarda Municipal de Brumado busca qualificação e reforço para ampliar atuação na segurança pública

O comandante da Guarda Municipal de Brumado, Sérgio Marinho, destacou os investimentos em qualificação profissional e o fortalecimento da corporação para ampliar a atuação da segurança pública no município. Durante entrevista ao Jornal da Alternativa, Sérgio afirmou que a Guarda Municipal vem passando por uma nova fase, buscando modernização, capacitação e integração com outras forças de segurança. “A Guarda Municipal tem procurado se qualificar cada vez mais, buscar conhecimento e trazer para o município uma forma diferenciada de fazer segurança pública. Hoje a realidade é totalmente diferente daquela visão antiga apenas de guarda patrimonial”, afirmou. Segundo o comandante, os agentes precisam estar preparados para atuar de forma mais eficiente e contribuir diretamente com o trabalho da Polícia Militar e da Polícia Civil. Comandante participou de curso em Salvador Sérgio Marinho revelou que esteve recentemente em Salvador participando da segunda etapa do Nivelamento Interfederativo de Segurança Pública para Guardas Municipais (NISP), promovido pelo Governo da Bahia por meio da Secretaria de Segurança Pública. O curso reuniu guardas municipais de diversas cidades e teve foco em capacitação prática e técnica voltada à segurança pública. “Esse conhecimento transforma a Guarda Municipal. Estamos buscando qualificação para oferecer um trabalho de mais qualidade para a população”, destacou. Concurso e renovação da corporação Durante a entrevista, o comandante também comentou sobre a possibilidade de realização de concurso público para reforçar o efetivo da Guarda Municipal de Brumado. Segundo ele, a proposta faz parte dos compromissos da atual gestão municipal e já está sendo discutida. “A gente precisa trazer novos componentes para a instituição, inclusive ampliar o contingente feminino. Depois de mais de 20 anos de atuação, precisamos renovar a corporação e trazer novos profissionais”, afirmou. Além do aumento no efetivo, a expectativa é de investimentos em novas viaturas e equipamentos para fortalecer o trabalho preventivo na cidade. Atuação será reforçada durante festejos juninos Com a aproximação do mês de junho e dos festejos juninos, Sérgio Marinho destacou que a Guarda Municipal já atua diariamente em patrulhamento preventivo e deverá ampliar as ações durante o período festivo. “A Guarda já contribui muito para a segurança pública com viaturas circulando 24 horas, rondas escolares, patrulhamento em praças, eventos e vias públicas. Vamos intensificar ainda mais esse trabalho”, explicou. O comandante ressaltou que a meta é oferecer mais segurança para moradores, comerciantes e visitantes durante as festividades em Brumado.

CDL e Polícia Militar discutem segurança para o comércio de Brumado durante reunião com empresários

Representantes do comércio de Brumado participaram de uma reunião com o 24º Batalhão da Polícia Militar para discutir ações de segurança pública voltadas ao setor comercial, especialmente com a aproximação dos festejos de junho, período em que a cidade recebe visitantes de toda a região. Durante o encontro, a presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Denise Milhares, destacou a importância da parceria entre comerciantes, empresários, forças de segurança e autoridades locais para fortalecer o comércio e garantir mais tranquilidade para consumidores e lojistas. “Um comércio forte também depende de segurança. Essa união e esse diálogo são fundamentais para a segurança das empresas, dos consumidores e para proporcionar uma cidade melhor para se viver”, afirmou. Segundo Denise, a proposta da reunião foi aproximar os diferentes segmentos envolvidos na atividade comercial para discutir estratégias conjuntas de prevenção e reforço da segurança. Comércio se prepara para o movimento de junho A presidente da CDL ressaltou que o mês de junho é um dos períodos mais importantes para a economia local, devido aos festejos juninos e ao aumento da circulação de pessoas em Brumado. “Quando as pessoas percebem que a cidade está mais segura, elas se sentem mais tranquilas para circular e fazer suas compras. Estamos buscando esse fortalecimento do comércio local junto com todos esses segmentos”, destacou. O encontro também abriu espaço para que representantes da comunidade acompanhassem as discussões e apresentassem opiniões sobre segurança pública e organização do comércio no município. Cidade ornamentada deve atrair visitantes Durante a entrevista, Denise Milhares também comentou sobre a ornamentação do centro da cidade para os festejos juninos, afirmando que a decoração deve contribuir para movimentar ainda mais o comércio local. “A cidade está ficando bonita e ainda terá muitas surpresas neste mês de junho. A CDL, a Prefeitura de Brumado, o Sebrae e vários parceiros estão trabalhando para fazer deste um período muito forte para as vendas”, afirmou. A expectativa do setor é de aumento no fluxo de consumidores e fortalecimento da economia local durante os festejos juninos e comemorações do aniversário da cidade.

Prefeito Fabrício Abrantes destaca redução da criminalidade e investimentos em segurança em Brumado

O prefeito de Brumado, Fabrício Abrantes, destacou nesta semana os investimentos realizados pelo município na área de segurança pública e afirmou que a cidade registrou redução nos índices de criminalidade em 2025. Durante entrevista, o gestor ressaltou a importância das parcerias entre a Prefeitura, Polícia Militar, Polícia Rodoviária e Polícia Civil, além do fortalecimento da Guarda Municipal. “Temos atuado para fazer parcerias com as forças de segurança e ampliamos os investimentos na Guarda Municipal. Hoje, graças a Deus, já vemos o reflexo disso na cidade de Brumado”, afirmou. Segundo o prefeito, houve uma redução de 43% nos índices de homicídios e criminalidade na comparação entre 2024 e 2025. Fabrício Abrantes atribuiu o resultado às ações integradas desenvolvidas no município, incluindo investimentos em educação, escolas de tempo integral e melhorias na infraestrutura urbana. “É fruto de muito trabalho, dedicação e investimentos que vêm acontecendo no município. A população volta a ter esperança ao ver as ações acontecendo”, declarou. Reunião com empresários debate segurança no comércio O prefeito também informou que a administração municipal realizou uma reunião com empresários e representantes do comércio local para discutir medidas voltadas à segurança pública na área comercial da cidade. Entre as ações anunciadas, está o projeto de modernização da iluminação pública, com a substituição de 18 mil luminárias no município. “Estamos investindo também na iluminação da cidade, trazendo mais segurança, qualidade de vida e melhorias para a população”, destacou. Ornamentação e festejos movimentam a cidade Durante a entrevista, Fabrício Abrantes também comentou sobre a ornamentação de Brumado para os festejos do aniversário da cidade e do São João. Segundo ele, a decoração busca fortalecer a cultura local, movimentar a economia e atrair visitantes para o município. “Brumado está sendo ornamentada mais uma vez para receber os festejos. Isso aquece o comércio, fortalece o turismo e gera economia para nossa cidade”, afirmou. O prefeito finalizou destacando que a gestão segue trabalhando em áreas consideradas prioritárias, como saúde, educação e segurança pública.

Bahia terá 12 localidades contempladas com expansão de telefonia móvel e internet banda larga

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) publicou na última sexta-feira (22) um edital que prevê a ampliação da cobertura de telefonia móvel e internet banda larga em 120 localidades remotas de 17 estados brasileiros. Na Bahia, 12 localidades distribuídas em 10 municípios serão beneficiadas pela iniciativa. O leilão está marcado para o próximo dia 17 de junho e integra uma ação conjunta da Anatel, do Ministério das Comunicações (MCom) e da Entidade Administradora da Digitalização de Canais de TV e RTV (EAD/Seja Digital). Segundo a Anatel, o edital corresponde ao Leilão 04 de Atendimento a Localidades com Serviço Móvel Pessoal (SMP), conduzido pela Seja Digital sob acompanhamento do Grupo de Implantação do Processo de Redistribuição e Digitalização de Canais de TV e RTV (Gired). O objetivo é ampliar o acesso à conectividade em regiões consideradas desassistidas ou com cobertura precária de internet e telefonia móvel. O certame prevê investimento de R$ 20 milhões para antecipar a chegada do serviço móvel às localidades contempladas. Entre os locais previstos estão comunidades rurais, agrovilas de assentamentos, comunidades quilombolas, aldeias indígenas e regiões afastadas dos grandes centros urbanos. “Com este edital, a Anatel, o MCOM e o Gired avançam na garantia de direitos a todo povo brasileiro, ao proporcionar acesso à internet de alta velocidade mesmo em pequenas localidades distantes dos grandes centros do país”, afirmou o conselheiro Octavio Pieranti, presidente do Gired. Os recursos utilizados são provenientes do saldo remanescente do processo de digitalização da TV aberta no Brasil, executado pela Seja Digital no contexto do leilão da faixa de 700 MHz. A iniciativa dá continuidade a ações anteriores que já destinaram recursos para implantação de Estações Rádio Base (ERBs) em centenas de localidades e trechos de rodovias brasileiras. Na Bahia, as localidades contempladas serão atendidas pela operadora Brisanet. Localidades contempladas na Bahia

Câmara aprova PEC que reduz jornada de trabalho para 40 horas semanais e prevê fim da escala 6×1

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (27) a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que reduz a jornada máxima de trabalho de 44 para 40 horas semanais e permite o fim da escala 6×1 no Brasil. A proposta foi aprovada em dois turnos no plenário da Câmara, com ampla maioria. No primeiro turno, o texto recebeu 472 votos favoráveis e 22 contrários. Já no segundo turno, foram 461 votos a favor e 19 contra. Agora, a PEC segue para análise do Senado Federal, onde também precisará ser aprovada em dois turnos. Mais cedo, o texto já havia sido aprovado em comissão especial da Câmara. O parecer do relator, deputado Leo Prates (Republicanos-BA), recebeu 34 votos favoráveis e apenas 4 contrários, sendo rejeitado por parlamentares do PL e do Novo. Como ficará a jornada de trabalho O texto altera a Constituição Federal para estabelecer que a duração do trabalho normal não poderá ultrapassar oito horas diárias e 40 horas semanais. A redução será feita de forma gradual em duas etapas: Além disso, a proposta prevê o fim da escala 6×1, garantindo ao trabalhador pelo menos duas folgas semanais remuneradas, sendo uma delas preferencialmente aos domingos. A nova regra sobre as folgas deverá entrar em vigor 60 dias após a promulgação da emenda constitucional. Transição foi principal ponto de debate O período de adaptação para empresas foi um dos pontos mais discutidos durante a tramitação da proposta. Entidades empresariais pediam um prazo maior para adequação às novas regras, enquanto setores do governo defendiam mudanças mais rápidas. O acordo final definiu uma transição de até 14 meses para implantação completa da nova jornada. Outro ponto previsto no texto é que acordos e convenções coletivas incompatíveis com as novas regras perderão validade automaticamente após 60 dias da promulgação da PEC. Quem ficará fora das novas regras A proposta não será aplicada a trabalhadores com diploma de nível superior que recebam salários a partir de duas vezes e meia o teto do INSS, atualmente em cerca de R$ 21 mil. Para esses profissionais, não haverá obrigatoriedade de controle de jornada e ponto eletrônico. Segundo os defensores da medida, a exclusão busca evitar a chamada “pejotização” e garantir maior flexibilidade para profissionais de alta renda. Debate econômico continua Economistas avaliam que a redução da jornada deverá ampliar o debate sobre produtividade no país, incluindo investimentos em qualificação profissional, inovação, infraestrutura e melhorias logísticas. A expectativa agora é pela tramitação da proposta no Senado, onde ainda não há data definida para votação.

Homem perde R$ 22 mil após encontro marcado por aplicativo e adolescente é apreendida na Bahia

Um homem foi vítima de extorsão após marcar um encontro por meio de um site de relacionamento na cidade de Santo Antônio de Jesus, no Recôncavo baiano. O caso aconteceu nesta terça-feira (26) e terminou com a apreensão de uma adolescente de 17 anos suspeita de participação no crime. Segundo informações da Polícia Civil, a vítima procurou a delegacia após ser atraída para uma residência localizada no bairro Andaiá. O homem acreditava que encontraria uma mulher com quem vinha conversando por aplicativo de mensagens. Ao chegar ao imóvel, porém, ele foi rendido por suspeitos e ameaçado durante a ação criminosa. De acordo com a polícia, os envolvidos utilizaram uma máquina de choque para obrigar a vítima a realizar transferências bancárias e contratar empréstimos. Ainda conforme as investigações, o homem também foi ameaçado com a divulgação de fotos nas redes sociais caso não efetuasse os pagamentos exigidos pelos criminosos. Sob pressão, a vítima acabou transferindo cerca de R$ 22 mil aos suspeitos. Durante a operação policial, uma adolescente de 17 anos foi localizada dentro da residência e apreendida em flagrante. Com ela, os agentes conseguiram recuperar todo o valor levado da vítima. A jovem foi apresentada à autoridade policial e permanece à disposição da Justiça. A Polícia Civil segue investigando o caso para identificar e localizar os demais envolvidos no esquema criminoso. O órgão também reforçou o alerta sobre golpes praticados por meio de sites e aplicativos de relacionamento, modalidade que tem registrado aumento nos últimos meses em diversas cidades da Bahia.

Prefeitura de Livramento envia projeto para controle populacional e proteção de animais abandonados

A Prefeitura de Livramento de Nossa Senhora encaminhou à Câmara de Vereadores um projeto de lei que cria medidas voltadas ao controle populacional e à proteção de cães e gatos em situação de abandono no município. A proposta foi enviada pela prefeita Joanina Batista Silva Morais Sampaio e estabelece ações de controle ético da reprodução animal, além de medidas de promoção do bem-estar de animais em situação de vulnerabilidade, principalmente os que vivem soltos nas ruas da cidade. Entre as ações previstas no projeto estão campanhas de castração, vacinação, identificação por microchip e atividades educativas sobre guarda responsável de animais. O texto também prevê a criação de espaços de acolhimento transitório destinados à recuperação pós-cirúrgica de animais atendidos pelos programas municipais. Segundo a proposta, o crescimento da população de animais abandonados passou a ser tratado como questão de saúde pública e proteção ambiental, devido aos riscos de acidentes, transmissão de doenças e casos de maus-tratos. Outro ponto destacado é a proibição do extermínio de cães e gatos saudáveis como forma de controle populacional. Conforme o projeto, a eutanásia somente poderá ocorrer em situações previstas em lei e mediante avaliação veterinária. A matéria ainda autoriza o município a firmar parcerias com organizações da sociedade civil, protetores independentes e clínicas veterinárias para execução das ações previstas. De acordo com o texto, famílias de baixa renda inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) poderão ser beneficiadas com castrações gratuitas para seus animais. O projeto também prevê a capacitação de agentes públicos para atuação no recolhimento e manejo ético de cães e gatos em situação de abandono. A proposta chega em meio às frequentes reclamações da população sobre a quantidade de animais soltos nas ruas e aos debates recentes realizados na Câmara Municipal e em programas de rádio da cidade. Caso seja aprovado pelos vereadores, o projeto passará a integrar oficialmente as políticas públicas de proteção animal em Livramento de Nossa Senhora.

Consórcio do Alto Sertão entrega projetos ambientais para recuperação de áreas degradadas em municípios da região

Durante a realização do VI Seminário de Gestão Ambiental Municipal, promovido na manhã desta terça-feira no campus da UNEB, em Caetité, o Consórcio de Desenvolvimento Sustentável do Alto Sertão realizou a entrega simbólica dos Projetos de Recuperação de Áreas Degradadas ou Alteradas (PRADs) a prefeitos e representantes dos municípios consorciados. A iniciativa busca orientar ações de recuperação ambiental em áreas utilizadas como lixões, adequando os municípios às novas normas ambientais e fortalecendo políticas públicas voltadas à preservação do meio ambiente. Nesta primeira etapa, receberam os projetos os municípios de Caculé, Candiba, Ibiassucê, Igaporã, Lagoa Real, Malhada, Palmas de Monte Alto, Riacho de Santana, Tanhaçu, Tanque Novo e Urandi. Segundo o presidente do Consórcio do Alto Sertão e prefeito de Urandi, Warlei Oliveira, a ação representa mais um avanço na construção de políticas ambientais para os municípios da região. “É mais uma ação e avanço para que os municípios consorciados avancem nas políticas públicas por um meio ambiente saudável”, destacou. O seminário teve como tema “Resultados e Impactos no Alto Sertão” e reuniu gestores públicos, técnicos ambientais, profissionais da área e representantes de instituições ligadas à defesa do meio ambiente. O evento contou ainda com a presença do promotor de Justiça Dr. Jailson, além de prefeitos, vereadores, secretários municipais e representantes de entidades parceiras. A realização do encontro reforçou a importância da gestão ambiental compartilhada entre os municípios e do planejamento de ações voltadas à recuperação de áreas degradadas, cumprimento da legislação ambiental e construção de soluções sustentáveis para a região do Alto Sertão baiano.

Continuam os questionamentos sobre nomeações na Guarda Municipal de Tanhaçu

Segue repercutindo em Tanhaçu, no sudoeste da Bahia, a polêmica envolvendo a apresentação de novos integrantes da Guarda Municipal realizada pela prefeitura no último dia 4 de maio. O caso continua gerando debates nas redes sociais e levantando questionamentos sobre a legalidade das nomeações. As críticas ganharam força após a circulação de vídeos e comentários apontando que os novos guardas teriam sido escolhidos por indicação, sem a realização de concurso público. A situação colocou em discussão o cumprimento do artigo 37 da Constituição Federal, que estabelece a obrigatoriedade de concurso público para o preenchimento de cargos efetivos na administração pública. Moradores e internautas seguem cobrando esclarecimentos da gestão municipal sobre os critérios utilizados para a formação da equipe apresentada durante o evento promovido pela prefeitura. Especialistas destacam que o ingresso em funções permanentes do serviço público deve respeitar os princípios da legalidade, impessoalidade e igualdade de acesso aos cargos públicos. Nos bastidores políticos do município, o assunto também continua repercutindo e já é considerado um dos temas mais comentados nas últimas semanas. Até o momento, a Prefeitura de Tanhaçu não divulgou um posicionamento oficial detalhando a situação jurídica das nomeações ou esclarecendo se houve processo seletivo ou outro procedimento administrativo para composição da Guarda Municipal. Caso sejam identificadas irregularidades, o município poderá ser alvo de questionamentos por parte do Ministério Público e de órgãos de fiscalização.