Polícia Civil da Bahia deflagra Operação Falsa Ordem contra grupo suspeito de fraudes eletrônicas

A Polícia Civil da Bahia deflagrou, na manhã desta quarta-feira, a Operação Falsa Ordem, com o objetivo de desarticular uma organização criminosa especializada em estelionatos eletrônicos e fraudes virtuais. A ação é coordenada pela Secretaria de Segurança Pública e ocorre simultaneamente em 10 cidades dos estados de São Paulo e Rio Grande do Norte. Durante a operação, equipes cumprem mandados de busca, apreensão e prisão preventiva contra suspeitos investigados por participação no esquema criminoso. Segundo as investigações, o grupo atuava de forma interestadual, com ramificações identificadas também nos estados do Rio de Janeiro, Paraná e Pernambuco. As apurações são conduzidas pelo Departamento Especializado de Investigações Criminais (DEIC), por meio da Delegacia de Repressão aos Crimes Cibernéticos (DRCC). De acordo com a Polícia Civil, o grupo teria movimentado mais de R$ 4,2 milhões em operações financeiras relacionadas às fraudes. Golpe do “falso advogado” Entre os crimes investigados está o golpe conhecido como “falso advogado”. Conforme a polícia, os criminosos obtinham informações reais de processos judiciais e entravam em contato com as vítimas se passando por advogados ou representantes de escritórios de advocacia. Para dar credibilidade à fraude, os suspeitos utilizavam linguagem técnica, nomes verdadeiros, fotografias e até documentos relacionados aos processos. Em seguida, solicitavam transferências bancárias ou pagamentos sob a justificativa de liberar valores judiciais. Fraudes com cartões em grandes eventos Outro núcleo investigado envolve furtos de cartões bancários durante grandes eventos realizados nas capitais da Bahia, Pernambuco e Paraná. Segundo a investigação, um dos integrantes do grupo atuava como vendedor ambulante e trocava discretamente os cartões das vítimas durante compras. Com posse dos dados bancários, os criminosos realizavam aquisições de produtos eletrônicos, principalmente videogames, revendidos posteriormente em uma loja especializada localizada em São Paulo. Investigações continuam As diligências seguem em andamento e têm como prioridade a apreensão de aparelhos eletrônicos, celulares, computadores e demais evidências digitais que serão submetidas à perícia técnica especializada. A Polícia Civil destaca que a operação reforça a importância da cooperação entre forças de segurança, instituições e população no combate aos crimes cibernéticos e fraudes eletrônicas, que têm crescido em diferentes regiões do país.
Obras de 150 unidades do Minha Casa, Minha Vida em Guanambi chegam a 90% de execução

As obras das 150 unidades habitacionais do programa Minha Casa, Minha Vida em Guanambi chegaram a 90% de execução e têm previsão de entrega para o segundo semestre deste ano. O empreendimento está localizado entre os bairros Floresta e Morada Nova e é executado pela construtora VCA. As moradias são resultado de parceria entre a Prefeitura de Guanambi e o Governo Federal. Nesta fase final da obra, os serviços estão concentrados em pintura, acabamento e limpeza das unidades habitacionais. De acordo com a secretária municipal de Assistência Social, Carla Maria, a expectativa é que os apartamentos sejam entregues antes do final do ano. “Conversei com o prefeito Nal e a previsão é entregar os apartamentos antes do final do ano, para que essas famílias passem o Natal realizando o sonho da casa própria”, afirmou a gestora em entrevista à imprensa local nesta terça-feira (26). Processo de seleção Segundo a Secretaria de Assistência Social, o processo de seleção das famílias começou com uma etapa de escuta pública realizada em diversos bairros do município. Ao todo, foram registrados 4.991 agendamentos para entrega de documentos. Desse total, 2.879 pessoas compareceram para apresentar a documentação exigida pelo programa. Após análise inicial, 1.900 famílias tiveram os cadastros aprovados. A seleção final das 150 famílias beneficiadas será realizada pela Caixa Econômica Federal, seguindo os critérios estabelecidos pelo programa habitacional. A secretária informou ainda que famílias já contempladas em residenciais anteriores foram automaticamente excluídas do processo, conforme as regras do Minha Casa, Minha Vida. “Tomamos todos os cuidados possíveis e fomos bastante criteriosos para que realmente famílias sem moradia própria fossem contempladas. Não houve qualquer interferência política no processo”, declarou Carla Maria. Novo projeto habitacional O prefeito Nal Azevedo afirmou que a administração municipal também trabalha para viabilizar um novo projeto habitacional junto ao Governo Federal. “Estamos trabalhando junto ao Governo Federal para obter um novo projeto com mais 200 residências”, destacou o gestor. Com a conclusão das obras e a definição das famílias selecionadas pela Caixa Econômica Federal, os imóveis deverão ser destinados aos beneficiários enquadrados nas regras do programa Minha Casa, Minha Vida. Até o momento, a Prefeitura de Guanambi não divulgou uma data oficial para a entrega das unidades habitacionais.
Seleção Brasileira inicia preparação para a Copa do Mundo sob comando de Carlo Ancelotti

A Seleção Brasileira de Futebol inicia oficialmente nesta quarta-feira a preparação para a Copa do Mundo. O elenco comandado pelo técnico Carlo Ancelotti se apresenta na Granja Comary, em Teresópolis, para exames médicos e os primeiros treinamentos visando os amistosos preparatórios antes do Mundial. Entre os destaques da apresentação está a situação de Neymar, que chega à Seleção sem estar em atividade pelo clube. O atacante do Santos Futebol Clube segue em recuperação de uma lesão na panturrilha sofrida no último dia 17, durante partida contra o Coritiba. A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) aguarda a realização dos exames médicos para avaliar com mais precisão as condições físicas do jogador. Internamente, existe preocupação quanto à possibilidade de Neymar desfalcar os amistosos contra o Panamá, no próximo domingo, no Maracanã, e diante do Egito, no dia 6, em Cleveland, nos Estados Unidos. Segundo informações de bastidores, o Santos enviou anteriormente um documento à CBF informando que o atleta estaria liberado para atividades com bola durante a apresentação à Seleção. No entanto, a tendência é que Neymar siga em tratamento na Granja Comary nos próximos dias. Finalistas da Champions desfalcam primeiros treinos Além da situação de Neymar, a comissão técnica também terá ausências importantes nos primeiros dias de preparação. Gabriel Magalhães, Gabriel Martinelli e Marquinhos, que disputaram a final da Liga dos Campeões, se apresentarão apenas na próxima semana, já nos Estados Unidos. Por conta das baixas, a CBF convocou jovens das categorias de base de Vasco e Botafogo para completar os treinamentos iniciais em Teresópolis. Exames e treinos na Granja Comary Todos os jogadores passarão por uma bateria de exames médicos entre quarta e quinta-feira. A primeira atividade em campo está marcada para as 17h, sem acesso da imprensa. Dos 22 atletas esperados para a apresentação, alguns ainda atuaram por seus clubes na noite de terça-feira, como Danilo e Lucas Paquetá, pelo Flamengo, além de Weverton, pelo Grêmio. Segundo a comissão técnica, todos deixaram suas partidas sem problemas físicos. Amistoso no Maracanã A Seleção permanecerá treinando em Teresópolis até sábado, quando seguirá para o Rio de Janeiro. O amistoso de despedida diante da torcida brasileira será realizado no domingo, às 18h30, no Maracanã, contra a seleção do Panamá. A preparação marca o início da trajetória da equipe brasileira rumo à Copa do Mundo sob o comando de Carlo Ancelotti, que estreia oficialmente à frente da Seleção em meio à expectativa pela recuperação física de Neymar e pela formação do elenco titular para o Mundial.
Vazamento no INSS expôs dados de 2,8 milhões de CPFs, informa Dataprev

A Dataprev informou nesta terça-feira (26) que o recente vazamento de dados no sistema do Instituto Nacional do Seguro Social atingiu 2,8 milhões de números de Cadastro de Pessoas Físicas (CPFs). As informações foram apresentadas durante reunião do Conselho Nacional da Previdência Social (CNPS). Segundo a estatal responsável pelo processamento de dados da Previdência Social, cerca de 98% das informações acessadas pertenciam a pessoas já falecidas. Ainda assim, aproximadamente 52 mil segurados vivos tiveram dados expostos durante o incidente de segurança registrado em abril deste ano. O número divulgado pela Dataprev supera a estimativa inicial apresentada por técnicos do INSS, que apontava cerca de 2 milhões de registros afetados. Dados acessados De acordo com a Dataprev, os acessos indevidos envolveram números de CPF e datas de nascimento de segurados. A empresa explicou que um mesmo CPF pode ter sido consultado diversas vezes, o que contribuiu para o elevado volume de acessos contabilizados. Apesar da falha, a estatal afirmou que não houve liberação indevida de benefícios previdenciários nem contratação automática de empréstimos consignados. Falha no aplicativo Meu INSS A investigação preliminar aponta que o problema ocorreu por causa de uma falha no sistema do aplicativo Meu INSS. Segundo Edmar dos Santos Ferreira Junior, representante da Dataprev no CNPS, uma área que deveria exigir autenticação acabou ficando acessível sem necessidade de login. “Era uma consulta que estava dentro de uma interface logada, mas ela aceitava uma resposta para quando você estivesse em um ambiente público”, afirmou. Ainda segundo a empresa, o incidente durou apenas um dia antes de ser identificado e corrigido. Medidas de segurança A Dataprev informou que adotou medidas imediatas após a descoberta do problema e implementou novas barreiras de segurança para impedir consultas simultâneas em massa. “Como medida de proteção adicional, a Dataprev implementou novos controles de segurança com limites de acesso”, informou a estatal. Em nota, o INSS afirmou que os processos de concessão de benefícios possuem diferentes mecanismos de validação e segurança. “A concessão de qualquer benefício possui uma série de travas de segurança. O INSS tem reforçado seus controles internos a fim de oferecer maior segurança à análise de seus benefícios”, declarou a autarquia. Caso gerou preocupação O vazamento foi identificado em 22 de abril, mas só se tornou público na última semana. Segundo o INSS e a Dataprev, a Autoridade Nacional de Proteção de Dados foi comunicada logo após a descoberta da falha. O episódio gerou preocupação entre especialistas em segurança digital devido ao volume de informações expostas e ao risco de utilização dos dados em golpes e fraudes financeiras. O banco de dados do INSS reúne informações pessoais de aposentados, pensionistas e beneficiários de programas sociais, incluindo vínculos empregatícios e dados cadastrais. Histórico de falhas Essa não é a primeira ocorrência envolvendo sistemas do INSS. Em 2024, o instituto já havia confirmado outro incidente de segurança que expôs informações sigilosas de aposentados e beneficiários de programas assistenciais.
ALBA aprova projetos do Governo Jerônimo Rodrigues voltados à valorização de servidores estaduais

A Assembleia Legislativa da Bahia aprovou nesta terça-feira (26) um conjunto de projetos de lei encaminhados pelo governador Jerônimo Rodrigues com medidas voltadas à valorização de servidores públicos estaduais. A sessão foi conduzida pela presidente da Casa, a deputada Ivana Bastos, que afirmou que o Legislativo baiano “fez justiça” a categorias consideradas essenciais para o funcionamento do Estado. Entre os projetos aprovados está a concessão de abono extraordinário para profissionais do Magistério da Educação Básica da rede pública estadual, válido exclusivamente para o ano de 2026. A medida beneficia uma das maiores categorias do funcionalismo público baiano e integra a política de valorização dos profissionais da educação. Outro ponto aprovado pelos deputados estaduais foi a autorização para conversão em pecúnia de períodos de licença-prêmio dos servidores civis do Poder Executivo. A medida permitirá que os trabalhadores recebam financeiramente valores correspondentes aos períodos acumulados do benefício, conforme critérios definidos pelo governo estadual. Gratificações para áreas estratégicas A ALBA também aprovou a criação da Gratificação de Atividade em Campo para servidores ativos das carreiras de Especialista em Meio Ambiente e Recursos Hídricos e Técnico em Meio Ambiente e Recursos Hídricos, integrantes do Grupo Ocupacional Fiscalização e Regulação. Segundo o governo, a proposta reconhece as atividades externas desempenhadas por profissionais responsáveis por ações de fiscalização ambiental, regulação, acompanhamento de recursos naturais e preservação hídrica. Outro projeto aprovado amplia a Gratificação por Exercício em Unidade do Sistema Prisional (GEUSP) para professores do Ensino Fundamental e Médio que atuam em escolas vinculadas a unidades prisionais da Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (SEAP) e em unidades da Fundação da Criança e do Adolescente (FUNDAC). A medida reconhece a especificidade do trabalho desenvolvido por educadores em ambientes de maior complexidade institucional. Ivana Bastos destaca reconhecimento aos servidores Ao comentar as aprovações, Ivana Bastos afirmou que a Assembleia reconheceu a importância de profissionais que atuam diretamente no atendimento à população. “Mais uma vez o Legislativo baiano faz justiça àqueles que são a face mais visível da presença do Estado, seja nas salas de aula, nas fiscalizações ambientais ou no atendimento ao público em geral”, declarou a presidente da ALBA. Segundo a parlamentar, as medidas integram uma agenda mais ampla de fortalecimento do serviço público estadual conduzida pelo governo Jerônimo Rodrigues. Operação de crédito e infraestrutura Além das matérias relacionadas aos servidores, os deputados aprovaram ajustes referentes a uma operação de crédito do Executivo estadual junto ao Banco do Brasil. A sessão também autorizou a ampliação dos recursos do Fundo de Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento. As propostas fazem parte da estratégia do governo estadual para ampliar investimentos em obras, infraestrutura e políticas públicas estruturantes. Posse do governador passa para 5 de janeiro Durante a sessão, os parlamentares também aprovaram projeto de autoria de Ivana Bastos que altera a data de posse do governador e do vice-governador da Bahia. Com a mudança, a cerimônia deixa de ocorrer em 1º de janeiro e passa para o dia 5 de janeiro. Segundo a ALBA, a alteração busca reorganizar o calendário político-institucional do Estado e adequar o período de transição do Executivo estadual. Adolfo Menezes é aprovado para o TCM Outro destaque da sessão foi a aprovação da indicação do deputado Adolfo Menezes para o cargo de conselheiro do Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia. Ao saudar o parlamentar, Ivana Bastos desejou sucesso ao novo conselheiro. “Lhe desejo todo sucesso, meu caro deputado Adolfo Menezes. Todos aqui têm muito orgulho de você”, afirmou. O TCM é responsável pelo controle externo das contas municipais e exerce papel estratégico na fiscalização das prefeituras e câmaras municipais baianas. Sessão aprovou 16 matérias De acordo com a presidência da ALBA, a sessão resultou na votação de 16 matérias, incluindo projetos do Executivo, propostas de resolução e concessões de títulos de cidadania e comendas 2 de Julho. As medidas aprovadas reforçam a agenda do governo estadual voltada à valorização do funcionalismo público, incluindo reajustes, gratificações e benefícios destinados a diversas categorias do serviço público baiano.
Ex-secretária de Saúde de Vitória da Conquista diz que deixou governo “muito magoada” e relata falta de autonomia

A ex-secretária municipal de Saúde de Vitória da Conquista, Fernanda Oliveira Maron, fez nesta terça-feira (26) um duro relato sobre os bastidores de sua saída da gestão da prefeita Sheila Lemos. Em entrevista ao programa UP Notícias, da Rádio UP FM, conduzido pelo radialista Deusdete Dias, a ex-gestora afirmou que deixou o cargo “muito magoada”, denunciou falta de autonomia administrativa e atribuiu sua exoneração a articulações políticas internas. Em tom de desabafo, Fernanda afirmou que enfrentava interferências constantes na condução da Secretaria Municipal de Saúde e revelou que integrantes do próprio governo influenciavam decisões da pasta por relações pessoais e políticas. “Quando nós assumimos como secretária, nós queremos ter autonomia e nós não tínhamos. Eu não tinha autonomia na Secretaria de Saúde, a verdade é essa. Nós tínhamos profissionais o tempo inteiro interferindo por conta de laços de amizades internos”, declarou. Segundo a ex-secretária, o desgaste aumentou após uma conversa direta com a prefeita Sheila Lemos. Fernanda afirmou que ouviu críticas sobre sua atuação à frente da pasta e relatou que a situação provocou o rompimento definitivo entre ambas. “A minha saída foi desejo da prefeita. Ela entrou em contato comigo dizendo o que eu tinha entregue para a saúde, o que eu tinha trazido de recursos para a saúde. Eu escutei três frases dela que realmente me deixaram muito magoada”, afirmou. Fernanda também relatou que a prefeita teria sugerido que ela própria apresentasse pedido de exoneração, proposta que, segundo ela, foi recusada. “Ela ainda me sugeriu que eu solicitasse a exoneração. Eu falei que não iria solicitar, que ela pudesse me exonerar”, disse. Durante a entrevista, a ex-gestora associou sua saída às movimentações políticas do grupo governista para as eleições de 2026. De acordo com Fernanda, ela recebeu informações de que sua substituição estaria relacionada ao projeto político de Wagner Dias, apontado como pré-candidato a deputado estadual pelo União Brasil. “Uma semana antes do acontecido eu recebi uma ligação dizendo que provavelmente eu iria sair por conta da política, por conta da candidatura do esposo da prefeita”, declarou. A ex-secretária afirmou ainda acreditar que a troca no comando da Saúde ocorreu em meio a articulações político-partidárias. “A gente entende que tem todas as articulações. Apesar de eu ter minha posição política, eu ocupava uma pasta que precisava ser muito técnica”, afirmou. Nos bastidores da política conquistense, o nome de Cláudio Feres passou a ser citado como possível articulador da mudança na secretaria. Fernanda disse ter tomado conhecimento de conversas envolvendo o ex-gestor, embora tenha evitado ataques pessoais. A entrevista também evidenciou reflexos da disputa política dentro do grupo ligado ao União Brasil em Vitória da Conquista. Prima do ex-prefeito de Salvador ACM Neto, Fernanda reafirmou alinhamento político com o líder oposicionista baiano, mas evitou anunciar apoio para deputado estadual. “Eu ainda não declarei meu apoio a nenhum candidato estadual”, afirmou. A declaração ocorre em meio às movimentações de pré-candidaturas locais, entre elas a da vereadora Dra. Lara Fernandes, que esteve recentemente ao lado de Fernanda e ACM Neto em encontro político na cidade. Outro ponto de repercussão foi o relato da ex-secretária sobre a inauguração da nova sede da Unidade de Saúde Régis Pacheco, realizada nesta terça-feira (26). Fernanda afirmou ter sido surpreendida com a retirada de seu nome da placa inaugural da obra, apesar de, segundo ela, o material já estar pronto anteriormente com sua identificação como secretária municipal de Saúde. “Hoje eu fui pega de surpresa com a retirada do meu nome da placa”, declarou. Apesar das críticas e da mágoa demonstradas ao longo da entrevista, Fernanda encerrou a participação afirmando que deixa a gestão “de cabeça erguida” e que seguirá atuando em Vitória da Conquista. “Eu estarei aqui em Vitória da Conquista, lutando pelos nossos servidores e lutando pela nossa população”, concluiu.
Declaração de ACM Neto gera desconforto entre prefeitos e provoca reação na UPB

Uma declaração do ex-prefeito de Salvador e pré-candidato ao Governo da Bahia, ACM Neto, durante agenda política em Vitória da Conquista, provocou desconforto entre prefeitos baianos e abriu um novo foco de tensão dentro da União dos Municípios da Bahia (UPB). Segundo informações de bastidores, gestores municipais interpretaram a fala de ACM Neto como uma tentativa de minimizar a importância política dos prefeitos nas articulações para as eleições estaduais de 2026. A repercussão ocorreu em um grupo institucional da UPB, onde diversos prefeitos demonstraram insatisfação e cobraram mais respeito à categoria. Alguns gestores criticaram o tom adotado pelo líder oposicionista e destacaram o papel estratégico dos prefeitos nas disputas eleitorais no estado. De acordo com relatos, o episódio gerou forte movimentação política entre aliados e adversários, ampliando o debate sobre o peso das lideranças municipais no cenário político baiano. Nos bastidores, prefeitos lembraram que as administrações municipais possuem influência direta na articulação regional e no fortalecimento de candidaturas, especialmente no interior do estado. A situação também acendeu alerta dentro do grupo político ligado à oposição, já que muitos prefeitos são considerados peças importantes para a construção de alianças visando a eleição de 2026. Até o momento, ACM Neto não comentou oficialmente sobre a repercussão negativa da declaração entre os gestores municipais. A UPB também não divulgou posicionamento institucional sobre o caso, embora o tema tenha dominado discussões internas entre prefeitos nas últimas horas.
Polícia apreende adolescentes suspeitos de furtos no Centro de Vitória da Conquista

Uma guarnição da 77ª CIPM apreendeu dois adolescentes envolvidos em atos infracionais análogos a furto qualificado durante a madrugada desta terça-feira (26), na região central de Vitória da Conquista. De acordo com informações da polícia, as equipes intensificaram o policiamento após tomarem conhecimento do arrombamento de uma loja localizada na Avenida Régis Pacheco. Durante as rondas na área central da cidade, os suspeitos foram localizados transitando pelas ruas da região. Na abordagem, os policiais encontraram com os adolescentes seis aparelhos celulares, um drone e diversos produtos alimentícios. Segundo a ocorrência, parte do material apreendido também estaria relacionada a outro arrombamento registrado em um estabelecimento comercial do Centro da cidade. As vítimas compareceram ao Distrito Integrado de Segurança Pública (Disep) e reconheceram os objetos recuperados como sendo provenientes dos furtos ocorridos durante a madrugada. Os adolescentes foram conduzidos e apresentados à autoridade policial competente para adoção das medidas legais cabíveis. O Conselho Tutelar foi acionado para acompanhar a ocorrência, conforme prevê a legislação para casos envolvendo menores de idade.
Ex-vereadora Leo Kret é presa durante operação do Gaeco em Salvador

A ex-vereadora Leo Kret foi presa na manhã desta terça-feira (26) durante uma operação realizada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), órgão ligado ao Ministério Público da Bahia. A ação também resultou na prisão de servidores da Prefeitura de Salvador. De acordo com as primeiras informações divulgadas pelas autoridades, a investigação apura possíveis desvios de verbas públicas, incluindo recursos destinados ao Carnaval de Salvador. A operação foi deflagrada nas primeiras horas do dia e mobilizou equipes do Ministério Público e forças de segurança para cumprimento de mandados judiciais na capital baiana. Até o momento, os investigadores não divulgaram detalhes sobre os valores envolvidos no suposto esquema nem quantas pessoas são alvo da investigação. Segundo apuração inicial, o foco da investigação é identificar possíveis irregularidades na utilização de recursos públicos vinculados a contratos e ações relacionadas ao Carnaval da capital baiana. A defesa dos investigados ainda não se pronunciou oficialmente sobre as acusações. O Ministério Público informou que mais detalhes da operação deverão ser divulgados ao longo do dia.
Após agendas da Marcha dos Prefeitos, restaurantes de Brasília viram ponto de encontros entre comitivas e garotas de programa

Após o encerramento das agendas oficiais da 27ª Marcha dos Prefeitos, realizada em Brasília, restaurantes e espaços de alto padrão passaram a concentrar encontros envolvendo integrantes de comitivas municipais e garotas de programa durante as madrugadas na capital federal. Segundo reportagem publicada pela coluna “Na Mira”, prefeitos, vereadores e secretários municipais participaram de encontros em locais situados às margens do Lago Paranoá, apontados como pontos de negociação de programas de luxo durante o período do evento. De acordo com o relato, a dinâmica das abordagens mudou nesta edição da Marcha. Diferentemente de anos anteriores, quando os encontros aconteciam principalmente em casas noturnas, as aproximações teriam migrado para restaurantes sofisticados e ambientes públicos frequentados por participantes do encontro municipalista. A publicação afirma ainda que garotas de programa passaram a circular nesses estabelecimentos em busca de clientes ligados às comitivas municipais, atraídas pelos altos valores movimentados durante os dias do evento em Brasília. A 27ª Marcha dos Prefeitos reúne milhares de gestores municipais de diversas regiões do país para debates políticos, administrativos e orçamentários. O evento é considerado um dos maiores encontros municipalistas do Brasil e ocorre anualmente na capital federal. Segundo informações divulgadas pelo blog de João Neto, imagens relacionadas às festas e aos encontros citados na reportagem deverão ser publicadas nos próximos dias.