Expo Guanambi recebe visita do governador e destaca força do agronegócio regional

O governador Jerônimo Rodrigues participou, na noite desta quarta-feira (13), das aberturas oficiais da Expo Guanambi 2026 e da V Feira de Negócios, realizadas no ExpoCenter, em Guanambi. O evento acontece entre esta quarta-feira (13) e domingo (17) e deve receber mais de 200 mil visitantes. Durante a visita aos estandes da Expo Guanambi, o governador destacou a importância das feiras agropecuárias para o fortalecimento da economia regional e para a valorização da produção do interior baiano. “Eventos como a Expo Guanambi fortalecem a agropecuária, movimentam a economia local e criam oportunidades para produtores, comerciantes e empreendedores da região”, afirmou. Na ocasião, Jerônimo ainda autorizou a celebração de convênio para fortalecimento da cadeia produtiva do leite nos 19 municípios consorciados ao CDS do Alto Sertão. A iniciativa, que beneficia 760 famílias, busca ampliar o apoio aos produtores da região, incentivar a produção leiteira e fortalecer a atividade econômica ligada ao setor, considerado um dos principais da agropecuária local. Repórter: Tácio Santos/GOVBA
Adolescentes que estavam desaparecidas são localizadas e voltam para casa em Capim Grosso

Uma notícia trouxe alívio para familiares e moradores de Capim Grosso nesta semana. As adolescentes Lara Vitória Ferreira Fonseca, de 12 anos, e Elisângela Ferreira Oliveira, de 14, que estavam desaparecidas desde o último dia 29 de abril, foram encontradas e já retornaram para casa em segurança. O caso mobilizou a população da região e ganhou ampla repercussão nas redes sociais e na imprensa local durante os dias de buscas. Após a divulgação das informações e imagens das adolescentes, as jovens conseguiram entrar em contato com os familiares. Segundo informações atualizadas pelo site Paraíso Urgente, Lara e Elisângela já estão na residência da mãe, em Capim Grosso, e passam bem. A família agradeceu publicamente o apoio da população, das autoridades e dos veículos de comunicação que contribuíram na divulgação do desaparecimento e ajudaram nas buscas. Ainda de acordo com os familiares, a grande mobilização e a rápida repercussão do caso foram fundamentais para que o contato fosse restabelecido e o episódio tivesse um desfecho positivo.
Projeto que limita gastos públicos com shows e rodeios recebe apoio unânime em Minas Gerais

Um projeto de lei que estabelece limites para o uso de dinheiro público na contratação de shows, rodeios e eventos culturais em Minas Gerais recebeu apoio unânime durante audiência pública realizada nessa terça-feira (12), na Comissão de Cultura da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). A proposta, registrada como Projeto de Lei (PL) 5.656/26, é de autoria dos deputados estaduais Antonio Carlos Arantes e Professor Cleiton. O texto prevê que os municípios poderão gastar até R$ 500 mil por apresentação artística ou o equivalente a 1% da receita corrente líquida municipal. De acordo com o projeto, o limite inclui despesas com cachê artístico, transporte, alimentação de artistas e equipes, além de outros custos diretamente relacionados à realização dos eventos. Já os gastos com hospedagem e translado não entram nesse teto principal, mas terão limite de até 10% do valor total do contrato. O texto também prevê exceções para grandes festas populares, como Carnaval e Réveillon, quando o teto poderá ser dobrado. Outro ponto da proposta determina que ao menos 5% do valor pago à atração mais cara seja destinado à contratação de artistas mineiros. Além disso, municípios com menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) terão regras específicas previstas na legislação. Durante a audiência pública, parlamentares, produtores de eventos e representantes de prefeituras manifestaram apoio à proposta, defendendo maior controle e transparência na utilização dos recursos públicos destinados a festividades. Apesar de apoiar a iniciativa, a Associação Mineira de Municípios (AMM) alertou que a legislação federal sobre licitações garante autonomia aos municípios para definir regras relacionadas aos gastos públicos, o que pode limitar o alcance de uma lei estadual sobre o tema. Mesmo diante do questionamento jurídico, deputados estaduais defenderam a continuidade da tramitação do projeto na Assembleia Legislativa.
Flávio Bolsonaro e Daniel Vorcaro: entenda a ligação que ganhou repercussão nacional

A divulgação de conversas entre o senador e pré-candidato à Presidência da República, Flávio Bolsonaro (PL-RJ), e o fundador do Banco Master, Daniel Vorcaro, repercutiu intensamente no cenário político nacional nesta quarta-feira (13). As informações foram publicadas pelo site The Intercept Brasil e rapidamente ganharam destaque em todo o país. Segundo a reportagem, no início de 2025, Daniel Vorcaro teria se comprometido a destinar cerca de US$ 24 milhões — valor equivalente, à época, a aproximadamente R$ 134 milhões — para financiar a produção do filme “Dark Horse”, cinebiografia do ex-presidente Jair Bolsonaro, pai de Flávio. Ainda conforme o levantamento divulgado pelo portal, ao menos US$ 10,6 milhões, cerca de R$ 61 milhões na cotação do período, já teriam sido repassados entre fevereiro e maio de 2025, em seis operações ligadas ao financiamento do projeto audiovisual relacionado à família Bolsonaro. A revelação provocou forte repercussão política, principalmente porque, nos últimos meses, Flávio Bolsonaro vinha defendendo a instalação da chamada CPI do Master, sem mencionar publicamente sua proximidade com Vorcaro. Os diálogos divulgados reacenderam debates sobre possível influência política e levantaram questionamentos entre aliados e adversários. Apesar da repercussão, Flávio Bolsonaro não é investigado no inquérito que apura supostos crimes contra o sistema financeiro envolvendo Daniel Vorcaro e o Banco Master. Possíveis impactos políticos Nos bastidores, aliados do senador já avaliam os efeitos da crise sobre uma eventual candidatura ao Palácio do Planalto. De acordo com informações divulgadas pela CNN, integrantes próximos a Flávio admitem discutir cenários alternativos caso o desgaste político aumente. Entre os nomes citados está o da ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro. No entanto, interlocutores apontam que a relação dela com os filhos do ex-presidente Jair Bolsonaro seria marcada por distanciamento e divergências internas. Mesmo diante da repercussão, aliados defendem cautela e avaliam que ainda é cedo para medir o impacto político do episódio. Há também a expectativa de que as investigações envolvendo o Banco Master atinjam outros grupos políticos, incluindo setores ligados ao PT da Bahia, devido à relação entre integrantes do partido e o empresário Augusto Lima, ex-sócio de Daniel Vorcaro. Reações de nomes da direita O caso também gerou manifestações de possíveis presidenciáveis do campo conservador. Renan Santos, do Movimento Brasil Livre (MBL), criticou duramente Flávio Bolsonaro nas redes sociais. Já o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), declarou que episódios envolvendo suspeitas financeiras exigem credibilidade e transparência por parte de agentes públicos. O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (PSD), também comentou o assunto e afirmou que o senador deve esclarecer os questionamentos relacionados ao financiamento do filme e à relação com o empresário Daniel Vorcaro. Segundo Caiado, casos que envolvem cifras milionárias precisam ser tratados com transparência perante a população.
Quaest: Lula e Flávio Bolsonaro aparecem em empate técnico no 2º turno de 2026

Pesquisa Quaest divulgada nesta quarta-feira (13) mostra um cenário acirrado na disputa presidencial de 2026. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o senador Flávio Bolsonaro (PL) aparecem tecnicamente empatados em uma eventual disputa de segundo turno. Segundo o levantamento, Lula tem 42% das intenções de voto, enquanto Flávio Bolsonaro soma 41%. A diferença está dentro da margem de erro de dois pontos percentuais. Na pesquisa anterior, realizada em abril, Flávio aparecia numericamente à frente. Já em março, os dois registravam empate exato, com 41% cada. Desde dezembro, a vantagem de Lula vinha diminuindo gradualmente. De acordo com Felipe Nunes, diretor da Quaest, o cenário permanece altamente competitivo. “É o terceiro mês consecutivo em que vemos um empate técnico entre Lula e Flávio. As movimentações acontecem todas dentro da margem de erro, sugerindo uma disputa bastante equilibrada até aqui”, afirmou. Eleitores independentes podem decidir eleição O levantamento aponta que os eleitores independentes devem ter papel decisivo na eleição. Entre os entrevistados que não se identificam nem com o lulismo nem com o bolsonarismo, 35% afirmaram que não votariam em nenhum dos dois candidatos em um eventual segundo turno. Nesse grupo: Segundo a Quaest, os independentes representam 32% do eleitorado. Felipe Nunes destacou ainda que Lula apresentou uma leve recuperação nesse segmento após meses de queda. Cenário de primeiro turno No cenário estimulado de primeiro turno, Lula lidera com 39% das intenções de voto. Flávio Bolsonaro aparece em segundo lugar, com 33%. Confira os números: Indecisos somam 5%, enquanto 10% disseram votar em branco, nulo ou não comparecer. Lula mantém vantagem contra outros adversários A Quaest também simulou cenários de segundo turno entre Lula e outros possíveis candidatos da oposição. Lula x Romeu Zema Lula x Ronaldo Caiado Lula x Renan Santos A maior vantagem do presidente ocorre contra Renan Santos, com diferença de 17 pontos. Aprovação do governo melhora A pesquisa mostra melhora nos índices de aprovação do governo Lula. Já a avaliação positiva do governo passou de 31% para 34%, enquanto a avaliação negativa recuou de 42% para 39%. Segundo a Quaest, houve também redução na percepção de notícias negativas sobre o governo. Hoje, 43% afirmam ver mais notícias negativas, contra 48% em abril. Desenrola e medidas econômicas ajudam percepção do governo O levantamento também avaliou a repercussão de medidas recentes anunciadas pelo governo federal, como o programa Desenrola 2.0 e o fim da chamada “taxa das blusinhas”. Para 50% dos entrevistados, o novo Desenrola é uma boa iniciativa para ajudar famílias endividadas. Já 48% acreditam que o programa terá grande impacto positivo. A pesquisa também perguntou sobre a visita de Lula ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Para 43% dos entrevistados, o presidente brasileiro saiu fortalecido após o encontro. Maioria ainda rejeita novo mandato de Lula Apesar da melhora nos índices de aprovação, 55% dos entrevistados afirmam que Lula não deveria disputar um novo mandato. Outros 41% defendem a continuidade do presidente no cargo. Além disso: Medo da volta dos Bolsonaro divide eleitores Quando questionados sobre o que consideram mais preocupante para o país: Metodologia da pesquisa A pesquisa Quaest foi encomendada pela Genial Investimentos e ouviu 2.004 pessoas com 16 anos ou mais entre os dias 8 e 11 de maio de 2026. A margem de erro é de dois pontos percentuais, com nível de confiança de 95%. O levantamento está registrado no TSE sob o número BR-03598/2026.
Alba aprova proposta que agiliza contratação de empréstimo para a Embasa

Projeto autoriza o Governo da Bahia a garantir operação de crédito de R$ 5,49 bilhões para a Embasa A Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) aprovou, na tarde desta terça-feira (12), um projeto de lei que autoriza o Governo do Estado a oferecer contragarantia à União em uma operação de crédito de até R$ 5,49 bilhões destinada à Embasa. A proposta foi aprovada com votos contrários da oposição. O financiamento será realizado entre a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) e a Caixa Econômica Federal (CEF), responsável pela liberação dos recursos. Com a aprovação, o Estado da Bahia poderá atuar como garantidor da operação financeira, oferecendo garantias à União para assegurar a contratação do empréstimo. O modelo é utilizado em grandes operações de crédito público e tem como objetivo dar maior segurança à instituição financeira, reduzindo riscos e facilitando o acesso aos recursos por parte da empresa estadual de saneamento.
Anvisa aprova novos medicamentos para tratamento de psoríase, asma e doenças inflamatórias

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou o registro de dois novos medicamentos voltados ao tratamento de doenças inflamatórias, autoimunes e respiratórias. A decisão foi publicada nesta segunda-feira (11) no Diário Oficial da União. Entre os medicamentos aprovados está o Yesintek (Ustequinumabe), indicado para pacientes com psoríase, artrite psoriásica, doença de Crohn e colite ulcerativa. O produto é apresentado em solução injetável para aplicação subcutânea ou infusão intravenosa. Segundo a Anvisa, o Yesintek é considerado um medicamento biossimilar, desenvolvido com base no produto biológico de referência Stelara, demonstrando equivalência em qualidade, segurança e eficácia. Tratamento para adultos e crianças O novo medicamento poderá ser utilizado por adultos e crianças acima de 6 anos com psoríase em placa moderada a grave, principalmente em casos em que tratamentos convencionais não apresentaram resultados satisfatórios. A Anvisa também informou que o medicamento pode ser utilizado no tratamento de artrite psoriásica ativa, inclusive associado ao metotrexato, além de pacientes com doença de Crohn moderada ou grave que não responderam adequadamente a outras terapias. Novo medicamento para asma grave Outro registro aprovado foi o do Densurko® (depemoquimabe), indicado como tratamento complementar para pacientes com asma grave e rinossinusite crônica com pólipos nasais. O medicamento é aplicado por meio de injeção e poderá ser utilizado por adultos e adolescentes a partir dos 12 anos com inflamação do tipo alérgica, associada ao aumento de eosinófilos no sangue. De acordo com a Anvisa, estudos clínicos apontaram redução significativa das crises respiratórias em comparação ao placebo, quando associado ao tratamento convencional. No caso da rinossinusite crônica com pólipos nasais, o medicamento será destinado a pacientes adultos que não obtiveram controle adequado da doença com corticoides ou cirurgia. Segundo a agência reguladora, ambos os tratamentos possuem aplicação prevista em intervalos de até seis meses.
Prefeitura de Guanambi abre licitação para construção da nova Ceasa

A Prefeitura de Guanambi publicou no Diário Oficial do Município desta segunda-feira (11) o aviso de licitação para contratação da empresa responsável pela construção do novo Centro de Abastecimento (Ceasa) da cidade. A obra possui valor estimado em mais de R$ 13,6 milhões e será realizada por meio da Concorrência Eletrônica nº 004-26CO-PMG, utilizando o critério de menor preço global. A sessão pública está prevista para acontecer no dia 18 de junho de 2026, às 8h, através da plataforma da Bolsa Nacional de Compras (BNC). As empresas interessadas deverão encaminhar toda a documentação e proposta comercial até às 7h30 do mesmo dia, exclusivamente de forma eletrônica. Segundo o edital, a contratação será feita de maneira global, ou seja, a empresa vencedora ficará responsável pela execução completa da obra. O processo também estabelece que as participantes deverão apresentar garantia de proposta correspondente a 1% do valor total da licitação, equivalente a pouco mais de R$ 136 mil. Obra será construída às margens da BR-122 O novo Centro de Abastecimento será implantado em uma área de aproximadamente 38 mil metros quadrados, localizada às margens da BR-122, na saída de Guanambi para Minas Gerais, em frente à Pedreira Amorim, sentido Pindaí. Os recursos para execução da obra são provenientes do convênio nº 081/2026, firmado entre a Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder) e o Município de Guanambi. O investimento total destinado ao projeto ultrapassa R$ 13,7 milhões. A área destinada à construção foi declarada de utilidade pública pela prefeitura no mês de abril, permitindo o processo de desapropriação do terreno. A expectativa é de que o novo equipamento fortaleça o comércio atacadista, melhore a logística de abastecimento e impulsione o desenvolvimento econômico da região.
Procon autua agência bancária por filas excessivas e falhas na privacidade em Vitória da Conquista

O Procon Municipal realizou, na última sexta-feira (8), uma fiscalização em uma agência bancária situada no Centro de Vitória da Conquista, no sudoeste baiano, e identificou diversas irregularidades relacionadas ao atendimento ao público. Durante a operação, o órgão emitiu oito notificações contra a unidade bancária por descumprimento de leis municipais que regulamentam o tempo máximo de espera nas filas e a garantia de privacidade dos clientes. Segundo o Procon, seis autuações foram aplicadas com base na Lei Municipal nº 1.345/2006, que determina que o atendimento em agências bancárias não pode ultrapassar 15 minutos em dias normais. Além disso, a agência também foi notificada por desrespeitar a Lei Municipal nº 2.051/2015, que obriga a instalação de divisórias nos caixas eletrônicos para assegurar maior segurança e privacidade aos usuários durante as operações bancárias. O coordenador do Procon Municipal, Rafael Meira, informou que a equipe de fiscalização esteve na agência em dois momentos diferentes da manhã. Conforme relatado, após a gerência não atender ao pedido inicial para reforço no atendimento e redução das filas, os fiscais permaneceram no local acompanhando a situação e registrando reclamações dos clientes. A situação provocou críticas tanto de consumidores quanto do Sindicato dos Bancários. O presidente da entidade, Paulo Barrocas, afirmou que a redução do número de agências bancárias na cidade vem provocando concentração excessiva de atendimento em poucas unidades, aumentando as filas e sobrecarregando os trabalhadores. O Procon reforçou que os consumidores podem denunciar irregularidades sempre que houver desrespeito às normas de atendimento previstas na legislação municipal.
Nova lei cria Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes de Trânsito no Brasil

O Brasil passará a celebrar, a partir deste ano, o Dia Nacional de Mobilização em Memória das Vítimas de Trânsito. A data será lembrada anualmente no terceiro domingo de novembro e tem como objetivo promover a conscientização sobre segurança viária, além de homenagear vítimas de acidentes nas estradas e vias urbanas do país. A medida foi oficializada por meio da Lei nº 15.404/2026, publicada no Diário Oficial da União desta segunda-feira (11). Além da criação da data, a nova legislação também promove alterações no Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans). Entre as mudanças, está a ampliação do apoio dos órgãos e entidades do Sistema Nacional de Trânsito a iniciativas desenvolvidas pela sociedade civil relacionadas à prevenção de acidentes e educação no trânsito. Segundo o texto da lei, esse apoio poderá ocorrer por meio da utilização de recursos já previstos nos orçamentos públicos, além da destinação de verbas específicas para campanhas, projetos e eventos programados. A proposta busca fortalecer ações educativas e ampliar a participação da população em iniciativas voltadas à redução da violência no trânsito e à construção de vias mais seguras em todo o país.