--:--
--:--
  • cover
    Estamos Ao Vivo

Ao Vivo

--:--
--:--
  • Rádio Web
  • cover
    Estamos Ao Vivo

Mensagem enviada a rádio Alternativa e canal97 reforça cobrança por reajuste salarial

Um grupo de servidores públicos municipais encaminhou um apelo ao prefeito Fabrício, pedindo atenção para a defasagem salarial da categoria. A mensagem foi enviada ao Canal 97 e também à Rádio Alternativa. No conteúdo, os servidores reconhecem os avanços da atual gestão, destacando obras importantes como a ponte de São Félix, o projeto de reforma do mercado municipal e o diálogo para implantação do esgotamento sanitário. Mas, apesar disso, a categoria demonstra preocupação. Segundo os servidores, a perda salarial acumulada já chega a cerca de 28,81%, impactando diretamente o dia a dia das famílias, especialmente diante do aumento do custo de vida. Eles também lembram que a revisão salarial foi um compromisso assumido ainda no período de campanha, o que gerou expectativa entre os trabalhadores. O apelo se estende aos vereadores, como o presidente da Câmara, Rubens Araújo, além dos vereadores Boca, João e Harley, para que ajudem a fortalecer o diálogo com o Executivo. Os servidores pedem sensibilidade da gestão municipal e uma atenção especial para a pauta, buscando uma solução para a defasagem salarial. O pedido é feito com respeito, mas também com urgência, por profissionais que ajudam a manter o funcionamento do município todos os dias.

Votação de crédito bilionário da Embasa é adiada por ausência de quórum

Número insuficiente de deputados no plenário trava análise da proposta A Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) deixou de votar um projeto de empréstimo no valor de R$ 5,4 bilhões destinado à Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) por falta de quórum na sessão. De acordo com o regimento interno da Casa, era necessária a presença mínima de 32 deputados para que a proposta fosse apreciada. No entanto, após 25 minutos de contagem regimental, apenas 31 parlamentares registraram presença, o que levou ao encerramento da sessão pela presidente da Alba, deputada Ivana Bastos (PSD). Este é o 24º pedido de empréstimo encaminhado pelo governador Jerônimo Rodrigues (PT). Somados, os projetos anteriores e o atual chegam a cerca de R$ 32 bilhões em operações de crédito propostas pelo Executivo estadual. Segundo o texto, os recursos seriam contratados pela Embasa junto à Caixa Econômica Federal e destinados a investimentos em obras vinculadas ao Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Apesar de as ações estarem inseridas em iniciativas do Governo Federal, o financiamento ficaria sob responsabilidade do Estado da Bahia. A votação deve ser retomada em uma próxima sessão, quando houver quórum suficiente para deliberação do projeto.

Governo dos EUA confirma agenda entre Lula e Trump após indefinição

Encontro bilateral terá como pauta principal economia e segurança O encontro entre o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, e o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, foi confirmado pela Casa Branca e está marcado para a próxima quinta-feira (7), em Washington. De acordo com informações divulgadas pela imprensa, a reunião foi confirmada por um representante do governo norte-americano, que destacou que os dois líderes devem discutir temas econômicos e de segurança de interesse comum entre os países. A possibilidade do encontro já vinha sendo ventilada desde o início da semana, mas ainda não havia confirmação oficial por parte das autoridades brasileiras ou norte-americanas. A agenda entre os dois chefes de Estado havia sido alinhada ainda em janeiro, durante uma conversa por telefone. No entanto, o compromisso acabou sendo adiado anteriormente em função de questões internacionais envolvendo os Estados Unidos. A expectativa é que Lula embarque para os Estados Unidos na quarta-feira (6) e retorne ao Brasil na sexta-feira (8), após a reunião. Histórico de encontros Este será o terceiro encontro presencial entre Lula e Trump desde o início do segundo mandato do presidente norte-americano, e o segundo realizado em território dos Estados Unidos. Os dois já haviam se encontrado rapidamente nos bastidores da Assembleia Geral da ONU, em setembro de 2025, logo após o discurso de Lula. Posteriormente, voltaram a se reunir em outubro, durante a Cúpula da Associação de Nações do Sudeste Asiático (Asean), realizada na Malásia. A reunião ocorre em um momento de atenção no cenário internacional, com discussões relevantes envolvendo economia global e segurança.

Confira as vagas do SineBahia disponíveis em diversas cidades da Bahia

O SineBahia divulgou nesta quarta-feira (6) a abertura de 957 vagas de emprego em diversas cidades do estado. As oportunidades são intermediadas pelo órgão, vinculado à Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte da Bahia (Setre), e contemplam diferentes níveis de escolaridade e áreas de atuação. As vagas estão distribuídas em municípios como Salvador (186), Barreiras (158), Jequié (141), Itabuna (111), Dias D’Ávila (101), Feira de Santana (84), além de Camaçari, Candeias, Maragojipe, Paulo Afonso, Simões Filho, Valença e Ipirá. Entre os destaques estão oportunidades com maior número de vagas, como preparador de calçados, operador de produção, trabalhador da avicultura, recapador de pneus e funções na área de comércio e serviços. Para concorrer a uma das vagas, o candidato deve comparecer a uma unidade do SineBahia no município onde deseja trabalhar. No atendimento, é possível consultar a lista completa e atualizada das oportunidades disponíveis. É necessário apresentar documentos como carteira de trabalho (física ou digital), RG, CPF, comprovante de residência, comprovante de escolaridade e certificados de cursos, caso possua. A maior parte das unidades realiza atendimento por ordem de chegada, sem necessidade de agendamento. No entanto, também é possível agendar o atendimento pelo site oficial do governo da Bahia. As unidades do SineBahia funcionam, em sua maioria, nos postos SAC ou Ponto SAC, e os endereços podem ser consultados no portal da Setre. A recomendação é que os interessados acompanhem diariamente as atualizações, já que as vagas podem ser preenchidas rapidamente.

Câmara destaca fiscalização de terrenos baldios após mudanças no Código de Urbanismo em Brumado

Em entrevista ao Canal 97 e à Alternativa FM, o presidente da Câmara de Vereadores de Brumado, Rubens Araújo, falou sobre as mudanças no Código de Urbanismo do município e destacou a intensificação da fiscalização sobre terrenos baldios sem manutenção. A declaração foi dada após uma reunião realizada com o prefeito Fabrício Abrantes. Segundo Rubens, as alterações foram aprovadas pela Câmara em 2025, após envio de projeto pelo Poder Executivo, e agora começam a ser efetivamente colocadas em prática por meio de decreto municipal. “Entre as mudanças aprovadas está justamente a questão dos terrenos baldios espalhados pela cidade. Agora, por força da lei, os proprietários serão notificados para realizar a limpeza e manutenção desses imóveis”, explicou. De acordo com o presidente da Câmara, caso o dono do terreno não realize a limpeza dentro do prazo determinado, o próprio município fará o serviço e os custos serão lançados no cadastro do imóvel como dívida ativa. “Quando o proprietário precisar regularizar o terreno, fazer escritura ou até mesmo vender o imóvel, essa dívida aparecerá vinculada ao cadastro municipal”, afirmou. Rubens destacou que Brumado possui uma grande quantidade de terrenos abandonados, tanto na área central quanto nos bairros mais afastados, situação que tem gerado reclamações da população. “Isso causa um desconforto muito grande para os moradores. Além do mato alto, há riscos relacionados à proliferação de insetos, animais peçonhentos e problemas de saúde pública”, pontuou. Taxas foram reajustadas Durante a entrevista, Rubens Araújo explicou ainda que os valores das penalidades foram reajustados porque, anteriormente, muitos proprietários preferiam pagar as notificações em vez de manter os terrenos limpos. “Antes, a multa era muito baixa. Ficava mais barato receber notificações durante anos do que contratar alguém para fazer a limpeza do terreno”, disse. Segundo ele, agora haverá uma tabela de cobrança baseada na metragem do imóvel, tornando os custos mais altos para quem insistir em descumprir a legislação. “Eu mesmo tenho um terreno e paguei cerca de R$ 300 para fazer a limpeza. Então, quem não quiser colaborar com a organização da cidade vai acabar sentindo no bolso”, declarou. Ao final, o presidente reforçou a importância da participação dos proprietários na conservação urbana e afirmou que as medidas buscam melhorar o aspecto da cidade e garantir mais qualidade de vida para a população.

Prefeitura de Brumado anuncia fiscalização e possível multa para terrenos abandonados

Em entrevista concedida ao Canal 97 e à Rádio Alternativa FM, o prefeito de Brumado, Fabrício Abrantes, falou sobre a regulamentação da lei que permitirá maior fiscalização de terrenos baldios e imóveis abandonados no município. Segundo o gestor, a medida tem como objetivo combater o abandono de terrenos sem limpeza, situação que, de acordo com ele, contribui para a proliferação de insetos, animais peçonhentos e problemas de saúde pública. “Agora teremos condição de fiscalizar e autuar proprietários de terrenos que não realizam a limpeza adequada dos imóveis”, afirmou o prefeito. Fabrício destacou que a intenção da prefeitura não é aplicar multas de imediato, mas conscientizar a população sobre a importância de manter os espaços limpos e organizados. “O objetivo do município não é punir ninguém, mas fazer com que cada cidadão também faça sua parte para manter Brumado limpa, organizada e segura”, disse. Combate à dengue Durante a entrevista ao Canal 97 e à Rádio Alternativa FM, o prefeito também ressaltou a redução significativa dos casos de dengue no município em 2026. Segundo ele, os resultados positivos são consequência das ações realizadas pela prefeitura, como mutirões de limpeza e o projeto “Bota Fora”. A iniciativa permitiu o descarte de objetos acumulados em quintais e residências, como móveis velhos, sofás, recipientes e materiais que poderiam servir de criadouros para o mosquito Aedes aegypti. “Brumado já viveu momentos difíceis com surtos de dengue. Hoje tivemos uma redução muito significativa dos casos graças ao trabalho realizado junto à população”, destacou. Campanha educativa antes das fiscalizações O prefeito informou ainda que a prefeitura dará um prazo de 90 dias antes do início das autuações. Nesse período, serão realizadas campanhas educativas para orientar os proprietários sobre a necessidade da limpeza dos terrenos. “Vamos trabalhar com conscientização e informação durante esses 90 dias. Tenho certeza de que a população vai colaborar”, afirmou Fabrício Abrantes. A prefeitura deve intensificar ações de fiscalização ao longo do ano como parte do planejamento para manter a cidade mais limpa e prevenir problemas relacionados à saúde pública.

Quem não regularizar o título pode perder direitos e enfrentar restrições

Os eleitores têm até amanhã quarta-feira (6) para regularizar o título eleitoral e garantir participação nas eleições de 2026. O prazo foi estabelecido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e vale para cidadãos com pendências na situação eleitoral. A consulta pode ser feita gratuitamente pela internet, no portal oficial do TSE. Para verificar a situação do título, basta acessar a área de consultas e informar dados como número do título, CPF ou nome completo com data de nascimento. Caso o documento esteja irregular, o eleitor poderá solicitar a regularização por meio do sistema de Autoatendimento Eleitoral. No serviço, é necessário preencher o formulário online e anexar os documentos exigidos pela Justiça Eleitoral. Após o envio da solicitação, o andamento do pedido pode ser acompanhado pela própria plataforma digital. Quem não regularizar o título dentro do prazo poderá enfrentar diversas restrições, entre elas: O primeiro turno das eleições de 2026 está marcado para o dia 4 de outubro. Os brasileiros irão às urnas para escolher presidente da República, governadores, senadores, deputados federais e deputados estaduais. Caso haja segundo turno, a votação será realizada em 25 de outubro.

Penas mais duras para furto, roubo e receptação já estão em vigor

Entrou em vigor nesta segunda-feira (4) a Lei 15.397/2026, que endurece as penas para crimes como furto, roubo, receptação, estelionato e golpes virtuais em todo o país. A nova legislação foi publicada no Diário Oficial da União e traz mudanças no Código Penal, aumentando o tempo de prisão para diversas modalidades criminosas. Entre as principais alterações, a pena para furto passa a variar de um a seis anos de reclusão. Já o furto de celulares deixa de ser considerado furto simples e poderá resultar em pena de quatro a dez anos de prisão. A lei também aumenta a punição para crimes cometidos por meio eletrônico, como golpes virtuais e fraudes pela internet. Nesses casos, a pena pode chegar a até dez anos de reclusão. Nos casos de roubo seguido de morte, a pena mínima sobe de 20 para 24 anos de prisão. A nova legislação ainda amplia as punições para o crime de receptação de produtos roubados, cuja pena passa de dois a seis anos de prisão, além de multa. O crime de estelionato também sofreu alterações e poderá resultar em pena de um a cinco anos de reclusão. Outra mudança prevista na lei envolve a interrupção de serviços de telefonia e telecomunicações. A prática, que antes previa detenção de um a três anos, agora passa a ser punida com reclusão de dois a quatro anos. A legislação determina ainda que as penas poderão ser dobradas quando os crimes forem cometidos durante situações de calamidade pública ou envolverem destruição e roubo de equipamentos instalados em torres de telecomunicação.

Artista baiano Zau “O Pássaro” perde a vida em acidente na BR-116

Um grave acidente envolvendo um carro e um caminhão deixou duas pessoas mortas e outras duas feridas na manhã desta segunda-feira (4), na BR-116, em Feira de Santana. Entre as vítimas fatais está o cantor Zau “O Pássaro”, conhecido na região por sua atuação no cenário musical. De acordo com informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), o caminhão estava parado no acostamento da rodovia quando o carro em que as vítimas estavam colidiu na traseira do veículo. O caminhão transportava uma carga de televisores e seguia do Espírito Santo com destino ao Rio Grande do Norte. Segundo o inspetor da PRF, Ivanildo Cirqueira, o motorista do caminhão relatou que havia parado no acostamento para verificar o funcionamento do rastreador do veículo no momento do acidente. Além do cantor, outro integrante da banda, que ainda não teve a identidade divulgada, também morreu após ser socorrido para o Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA). As outras duas vítimas feridas receberam atendimento médico. O estado de saúde delas não foi informado. As circunstâncias do acidente deverão ser investigadas pelas autoridades competentes.

Motociclista de 21 anos perde a vida após queda e atropelamento por carreta na Bahia

Uma jovem de 21 anos morreu na tarde desta segunda-feira (4) após um grave acidente de trânsito na Avenida Prefeito Dácio Oliveira, em Caetité, no sudoeste da Bahia. A vítima foi identificada como Ana Carolina Morais Azevedo. Ela pilotava uma motocicleta Honda Biz 125 quando o acidente aconteceu. Segundo informações da 94ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM), imagens e relatos apontam que a jovem teria perdido o controle da moto após atingir o meio-fio da avenida. Com a queda, ela acabou sendo atingida por uma carreta que passava pelo local. Equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) foram acionadas, mas a vítima não resistiu aos ferimentos e morreu ainda no local. Após o acidente, a Polícia Militar iniciou buscas para localizar o veículo envolvido. A carreta foi encontrada por policiais do pelotão de Lagoa Real na BR-030. O motorista foi encaminhado, junto com o veículo, para a Delegacia Territorial de Caetité, onde foram adotadas as medidas legais. O Departamento de Polícia Técnica (DPT) realizou a perícia e fez a remoção do corpo. A Polícia Civil vai investigar as circunstâncias do acidente.