Brumado recebe Selo Transparência 2026 por adesão ao Painel dos Festejos Juninos

O município de Brumado está entre as 410 cidades baianas reconhecidas com o Selo Transparência 2026, concedido pelo Ministério Público da Bahia (MPBA) nesta terça-feira (16), durante cerimônia realizada no auditório da sede da instituição, em Salvador. A premiação reconhece os municípios que aderiram ao projeto de promoção da transparência dos gastos realizados com os festejos juninos, disponibilizando informações sobre investimentos, contratações artísticas e aplicação de recursos públicos no Painel de Transparência dos Festejos Juninos. A iniciativa é coordenada pelo Ministério Público da Bahia, por meio do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Proteção à Moralidade Administrativa (Caopam), em parceria com os Tribunais de Contas do Estado (TCE) e dos Municípios (TCM), Ministérios Públicos de Contas, União dos Municípios da Bahia (UPB), União das Controladorias Internas do Estado da Bahia (Ucib) e outros órgãos de controle. Durante a cerimônia, o procurador-geral de Justiça, Pedro Maia, destacou que o objetivo do projeto não é interferir nas contratações artísticas realizadas pelos municípios, mas garantir que os recursos públicos sejam utilizados com responsabilidade e fiscalização. “Quando há utilização de recursos públicos, é necessário haver controle efetivo e parâmetros para essas contratações. O gasto público precisa observar critérios e mecanismos de fiscalização”, afirmou. O gerente do projeto, Frank Ferrari, ressaltou que o Painel de Transparência surgiu em 2023 para ampliar o acesso às informações sobre os cachês pagos a artistas e fortalecer o controle social dos investimentos realizados durante os festejos juninos. Segundo dados apresentados durante o evento, o Painel de Transparência recebeu informações de 410 municípios baianos e do Governo do Estado. Os números apontam investimentos superiores a R$ 615 milhões em recursos públicos destinados à contratação de atrações artísticas para os festejos de 2026. Até o momento, foram registradas 4.393 apresentações de 2.115 artistas em todo o estado. O sistema reúne informações sobre cachês, fontes de recursos e programação dos eventos realizados entre os meses de maio e julho. O presidente da UPB, Wilson Cardoso, destacou o engajamento das gestões municipais no projeto. “Temos hoje 410 municípios participantes. É um resultado que demonstra o compromisso dos prefeitos e prefeitas com a transparência e a boa gestão dos recursos públicos”, afirmou. Ao receber o Selo Transparência 2026, Brumado reforça seu compromisso com a publicidade dos gastos públicos e a prestação de contas à população, contribuindo para uma gestão mais transparente durante a realização dos festejos juninos.
Moradores comemoram instalação de quebra-molas na Rua Aureliano de Carvalho, mas cobram medidas mais rígidas

Os moradores da Rua Aureliano de Carvalho estão comemorando a chegada de quebra-molas na via, considerada uma das mais movimentadas da cidade e alvo constante de reclamações por excesso de velocidade, manobras perigosas e perturbação do sossego público. A reportagem conversou com comerciantes e moradores da região, que relataram anos de preocupação com a imprudência de motociclistas e motoristas que trafegam em alta velocidade pelo local. O comerciante Emmanuel, morador da rua há mais de 50 anos, afirma que a situação se tornou insustentável. Segundo ele, motociclistas frequentemente realizam manobras perigosas, como empinar motos, principalmente durante a noite. “Desenvolvem velocidade altíssima. Empinam moto, fazem muito barulho e essa é uma das ruas mais frequentadas por quem gosta de correr”, relatou. Ele também destacou que diversos acidentes já foram registrados nas proximidades de sua residência. Apesar de não terem ocorrido casos graves, o morador acredita que a falta de controle poderia resultar em tragédias. “Ainda bem que começaram a enxergar o problema e estão tomando providências”, afirmou. Outro ponto levantado pelos moradores é a dificuldade enfrentada por idosos e pessoas com mobilidade reduzida para atravessar a via. “Tem gente que leva mais de 15 minutos para conseguir atravessar de um lado para o outro. Muitos condutores não param e não respeitam ninguém”, disse Emmanuel. Para ele, a instalação dos quebra-molas representa um avanço importante para a segurança da comunidade, embora ressalte a necessidade de posicionar os dispositivos em pontos estratégicos. “É uma providência que estávamos precisando muito. Agradecemos por essa iniciativa, porque vai ajudar bastante os moradores”, destacou. Já o comerciante José Tadeu acredita que apenas os quebra-molas não serão suficientes para resolver o problema. Segundo ele, os acidentes envolvendo motocicletas são frequentes e muitos condutores ignoram qualquer tipo de limite de velocidade. “Aqui acontecem acidentes constantemente. Não tem 40, 60 ou 80 quilômetros por hora. Tem gente que passa a mais de 100 quilômetros por hora”, afirmou. Tadeu defende a instalação de radares eletrônicos e uma fiscalização mais rigorosa para coibir os abusos. “Tem que pesar no bolso. Um radar ajudaria muito mais. Tem motociclista que passa empinando e não respeita quebra-mola”, comentou. Além da fiscalização eletrônica, o morador sugere mudanças na organização do trânsito da região, incluindo nova sinalização e possíveis alterações no fluxo de veículos. “Precisamos de mais sinalização e de estudos para reorganizar o trânsito. Só assim teremos mais segurança para quem mora aqui”, acrescentou. Apesar das divergências sobre a eficácia dos quebra-molas, os moradores concordam que a medida representa um primeiro passo para reduzir os riscos na Rua Aureliano de Carvalho e garantir mais tranquilidade para quem vive e trabalha na localidade. A comunidade espera agora que novas ações sejam adotadas pelo poder público para combater o excesso de velocidade e aumentar a segurança viária no bairro.
Farmácias de Vitória da Conquista não poderão exigir CPF para venda de medicamentos

As farmácias e drogarias de Vitória da Conquista estão proibidas de exigir o número do Cadastro de Pessoa Física (CPF) dos consumidores como condição obrigatória para a compra de medicamentos ou qualquer outro produto. A medida está prevista na Lei Municipal nº 3.165, sancionada pela prefeita Sheila Lemos e publicada no Diário Oficial do Município na última quinta-feira (11). A nova legislação entrou em vigor imediatamente após sua publicação e tem como objetivo garantir maior proteção aos dados pessoais dos consumidores, impedindo que o fornecimento do CPF seja tratado como requisito obrigatório para a realização de compras. De acordo com a norma, nenhum cliente poderá ser impedido de concluir uma compra por optar não informar o documento. O fornecimento do CPF passa a ser facultativo, cabendo ao consumidor decidir se deseja ou não compartilhar a informação. Quando o CPF poderá ser solicitado A lei estabelece apenas duas situações em que as farmácias e drogarias poderão solicitar o CPF do consumidor. A primeira ocorre quando o cliente optar voluntariamente por participar de programas de benefícios, descontos ou fidelidade oferecidos pelo estabelecimento. A segunda hipótese é para a emissão de nota fiscal vinculada ao CPF, desde que essa seja uma solicitação expressa do próprio consumidor. Fora dessas situações, a exigência do documento como condição para a venda de medicamentos ou outros produtos passa a ser considerada irregular. Penalidades para quem descumprir a lei Os estabelecimentos que desrespeitarem a nova legislação estarão sujeitos a sanções. Na primeira autuação, será aplicada uma advertência. Em caso de reincidência, as multas poderão variar entre R$ 1 mil e R$ 5 mil. A legislação também determina que, em caso de novas infrações, o valor da multa será aplicado em dobro. Se houver reincidência reiterada, a situação poderá ser comunicada à autoridade sanitária competente para avaliação da suspensão temporária do alvará de funcionamento do estabelecimento. Fiscalização e regulamentação A fiscalização ficará sob responsabilidade dos órgãos municipais de defesa do consumidor e da Vigilância Sanitária, sem prejuízo da atuação de outros órgãos competentes. O Poder Executivo Municipal terá o prazo de 60 dias para regulamentar a aplicação da lei e definir procedimentos complementares para sua execução. Proteção de dados e liberdade de escolha A nova norma reforça o direito do consumidor à privacidade e ao controle de seus dados pessoais, alinhando-se às discussões sobre proteção de dados e transparência nas relações de consumo. Na prática, a lei preserva a possibilidade de adesão a programas de descontos e fidelidade, mas garante que essa escolha seja feita de forma livre e consciente pelo cliente, sem qualquer obrigação para a realização de compras. Com a medida, Vitória da Conquista passa a adotar regras mais rígidas sobre a coleta de dados pessoais no comércio farmacêutico, fortalecendo a proteção dos consumidores e ampliando a liberdade de escolha no momento da compra.
Homem é conduzido à delegacia por suspeita de tráfico de drogas em Oliveira dos Brejinhos

Um homem foi conduzido à Delegacia Territorial de Oliveira dos Brejinhos, no oeste da Bahia, na tarde desta segunda-feira (15), suspeito de envolvimento com o tráfico de drogas. A ação foi realizada por policiais militares da Companhia Independente de Policiamento Tático da Rondesp Meio Oeste (Rondesp-MO). De acordo com a Polícia Militar, a guarnição realizava patrulhamento tático pela cidade quando avistou um indivíduo recebendo um volume de um motociclista em via pública. Ao perceber a aproximação dos policiais, o condutor da motocicleta fugiu em alta velocidade e não foi localizado. O homem que permaneceu no local foi abordado pelos policiais. Durante a revista, foram encontrados entorpecentes, aparelhos celulares e dinheiro em espécie. Diante da situação, o suspeito foi encaminhado à Delegacia Territorial de Oliveira dos Brejinhos, juntamente com todo o material apreendido, onde a ocorrência foi registrada e as medidas cabíveis foram adotadas. Material apreendido Todo o material recolhido será submetido à perícia, enquanto o caso segue sob investigação da Polícia Civil, que dará continuidade às apurações para identificar a origem dos entorpecentes e localizar o motociclista que conseguiu fugir durante a ação policial.
Diogo Azevedo se reúne com ACM Neto e reforça apoio ao grupo de oposição na Bahia

O vereador de Vitória da Conquista e pré-candidato a deputado federal pelo PSDB, Diogo Azevedo, participou nesta segunda-feira (15) de um encontro político ao lado do pré-candidato ao Governo da Bahia, ACM Neto. A reunião contou ainda com a presença do pré-candidato a vice-governador, Zé Cocá, do pré-candidato ao Senado, João Roma, do prefeito de Salvador, Bruno Reis, e do deputado estadual Tiago Correia. Em publicação nas redes sociais, Diogo destacou a união do grupo e afirmou que o projeto político busca fortalecer Vitória da Conquista, a região sudoeste e todo o estado da Bahia. “O futuro da Bahia se desenha com união e propósitos claros. Esse é o grupo que acredita no nosso projeto para Vitória da Conquista, para a nossa região e para toda a Bahia”, escreveu. Nas eleições de 2026, Diogo Azevedo disputará uma vaga na Câmara dos Deputados pelo PSDB, em dobradinha com o deputado estadual Tiago Correia. Atualmente em seu primeiro mandato como vereador, Diogo foi eleito pelo União Brasil, mas deixou a legenda para viabilizar sua candidatura nas próximas eleições. A mudança partidária ocorreu em meio a divergências com a direção municipal do partido e acabou provocando um afastamento político da prefeita de Vitória da Conquista, Sheila Lemos, considerada a principal liderança do União Brasil no município. Em decorrência da troca de partido, o suplente de vereador Alisson Roberto Seles Sá ingressou com uma ação no Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), pedindo a perda do mandato de Diogo Azevedo por suposta infidelidade partidária. O processo ainda aguarda julgamento pela Justiça Eleitoral. Apesar da ação, o parlamentar afirma estar concentrado na pré-campanha para as eleições de 2026 e minimizou as disputas políticas. “Não nos distraímos com futilidades ou tentativas de travar nosso trabalho. A resposta para as picuinhas e vaidades é mais união e mais serviço prestado. O time da mudança está pronto e com o apoio do povo. Um beijo e Deus nos abençoe e nos livre do mal”, declarou. O encontro desta segunda-feira reforça a articulação do grupo de oposição na Bahia visando as eleições de 2026, que prometem movimentar o cenário político estadual.
Prefeito de Anagé rebate denúncias na Educação e afirma que gestão está aberta a investigações

O prefeito de Anagé, Rogério de Zinho (PSD), afirmou que a administração municipal está aberta a qualquer investigação sobre a área da Educação e garantiu que a Prefeitura fornecerá todas as informações necessárias aos órgãos de controle. O gestor também destacou que a fiscalização realizada pelos vereadores é uma atribuição legítima do Poder Legislativo. As declarações foram dadas após parlamentares do município apresentarem denúncias de supostas irregularidades na rede municipal de ensino e solicitarem a abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar os fatos. Em março deste ano, os vereadores Alan Oliveira Prado, Admilson de Oliveira Damasceno, Jadiel Portugal Santos e Rafael Lima Soares protocolaram na Câmara Municipal um requerimento para a criação da chamada “CPI da Educação”, com o objetivo de investigar possíveis inconsistências na gestão do setor educacional. Em entrevista ao Blog do Sena, Rogério de Zinho afirmou que não vê problemas na apuração das denúncias e reiterou que a administração municipal está à disposição para colaborar com qualquer procedimento investigativo. “É um dever deles fiscalizar. Estamos abertos para isso. Se tiver a denúncia, tem que apurar. A educação nunca teve terceirização. Mas estamos lá apurando os fatos, quem deve vai ter que pagar. Está sendo ouvido, está em andamento, mas tudo tranquilo”, declarou o prefeito. Além do pedido de instalação da CPI na Câmara, os vereadores encaminharam as denúncias à Polícia Federal, em Vitória da Conquista, ampliando o alcance das investigações solicitadas. Um dos pontos questionados pelos denunciantes é a suposta terceirização na Educação municipal. No entanto, Rogério de Zinho voltou a negar a prática e afirmou que a gestão não teme a atuação dos órgãos fiscalizadores. “A Prefeitura de Anagé está aberta para qualquer investigação que tiver lá. Estamos abertos para isso, temos responsabilidade. Então, eles estão dizendo para verificar sobre a terceirização. A educação nunca teve terceirização. Então tem que investigar mesmo, verificar. É o dever deles”, ressaltou. O prefeito também destacou que a transparência é um compromisso da administração municipal e defendeu que as denúncias sejam analisadas de maneira técnica e responsável, permitindo que os fatos sejam devidamente esclarecidos. Segundo Rogério de Zinho, a Prefeitura seguirá colaborando com todos os procedimentos de apuração que venham a ser realizados pelos órgãos competentes.
Ex-técnica em radiologia denuncia condições de trabalho e suposta interferência de irmã do prefeito no Hospital Municipal de Rio de Contas

Uma ex-técnica em radiologia tornou públicas denúncias envolvendo a gestão do Hospital Municipal de Rio de Contas. Segundo a profissional, identificada como Vivian, sua demissão teria sido motivada por perseguição política. No entanto, os relatos apresentados vão além do desligamento e levantam questionamentos sobre as condições de trabalho na unidade e sobre a suposta influência da irmã do prefeito nas decisões internas do hospital. De acordo com a ex-servidora, os profissionais do setor de radiologia não recebem a devida valorização profissional, apesar de exercerem uma atividade técnica considerada de risco. Ela afirma que os trabalhadores recebem apenas um salário mínimo e denuncia a suposta falta de dosímetros para monitoramento da exposição à radiação, ausência de equipamentos de proteção adequados e problemas estruturais no setor de raio-X. As denúncias envolvem não apenas as condições de trabalho dos profissionais, mas também aspectos relacionados à segurança dos pacientes e usuários que utilizam os serviços da unidade hospitalar. Suposta influência da irmã do prefeito Outro ponto levantado pela ex-técnica diz respeito à atuação da irmã do prefeito de Rio de Contas. Conforme informações apresentadas em procedimento analisado pelo Ministério Público, ela não possuiria vínculo com o Município. Entretanto, segundo Vivian, a realidade observada dentro do hospital seria diferente. A ex-servidora afirma que a irmã do gestor exercia influência direta sobre o funcionamento da unidade, interferindo em decisões administrativas e orientando condutas dos servidores. Vivian relata, inclusive, que teria sido impedida de realizar refeições no hospital por determinação de Juliana, fato que considera um exemplo do poder exercido por ela dentro da instituição. Outros relatos As alegações não se restringem ao caso da ex-técnica. Conforme relatos atribuídos a outros profissionais que passaram pelo Hospital Municipal, servidores também teriam deixado seus cargos em razão da suposta interferência da irmã do prefeito na rotina da unidade. Os relatos têm gerado questionamentos sobre qual seria, de fato, a função desempenhada por ela no hospital, especialmente diante da informação apresentada ao Ministério Público de que não existiria vínculo formal com a administração municipal. Expectativa por esclarecimentos A aparente divergência entre as informações prestadas ao Ministério Público e os relatos de ex-servidores passou a alimentar questionamentos sobre quem efetivamente exercia influência na gestão do Hospital Municipal de Rio de Contas. Diante da repercussão das denúncias, cresce a expectativa por esclarecimentos sobre a participação da irmã do prefeito na administração da unidade hospitalar, bem como sobre as condições de trabalho enfrentadas pelos profissionais da saúde.
Prefeitura de Maracás mantém quase R$ 20 milhões em contratos de transporte e locação de veículos

A Prefeitura de Maracás mantém atualmente cerca de R$ 19 milhões em contratos destinados à locação de veículos, máquinas pesadas, transporte escolar, transporte universitário e caminhão-pipa, conforme dados de processos licitatórios e contratos firmados pelo município entre 2025 e 2026. De acordo com o levantamento, os contratos somam R$ 19.058.067,72, distribuídos entre diferentes modalidades de transporte e locação de equipamentos utilizados pela administração municipal. O maior contrato é referente ao transporte escolar da sede e da zona rural, que totaliza R$ 5.703.630,36. Em seguida, aparece a locação de máquinas pesadas, com valor de R$ 5.595.016,00. Também fazem parte do montante contratos para transporte universitário, locação de veículos destinados às diversas secretarias municipais e o serviço de caminhão-pipa para abastecimento de água potável em comunidades rurais. Principais contratos Outro ponto que chama atenção é a concentração de contratos ligados ao setor de transporte e locação. Segundo os dados levantados, a empresa Maracás Viagens & Transportes Ltda. aparece em diversas contratações e reúne uma parcela significativa dos recursos destinados à área. Os números revelam o elevado volume de recursos públicos aplicados na terceirização da frota e dos serviços de transporte do município. Ao mesmo tempo, moradores têm utilizado as redes sociais para relatar demandas em áreas consideradas essenciais, como saúde, infraestrutura urbana e manutenção das estradas vicinais. Os contratos foram celebrados por meio de pregões eletrônicos realizados entre 2025 e 2026 e representam uma das maiores concentrações de investimentos em serviços terceirizados atualmente mantidos pela administração municipal.
Jovem de 27 anos é vítima de feminicídio em Livramento de Nossa Senhora; companheiro é preso em flagrante

Uma mulher de 27 anos foi encontrada morta na manhã deste sábado (14), em Livramento de Nossa Senhora, no sudoeste da Bahia. O caso está sendo investigado pela Polícia Civil como feminicídio. De acordo com informações registradas pela Delegacia Territorial do município, a vítima foi identificada como Luciana de Jesus Santos, de 27 anos. O corpo foi localizado no início da Rua O, no bairro Benito Gama, nas proximidades de um depósito em construção. Segundo o relatório policial, Luciana foi encontrada em decúbito dorsal e apresentava sinais de esmagamento no crânio. A suspeita é de que o crime tenha sido cometido com o uso de uma barra de cimento utilizada em obras de construção civil. Após a localização do corpo, equipes da Polícia Civil acionaram o Departamento de Polícia Técnica (DPT) para a realização da perícia no local e a remoção do cadáver para o Instituto Médico Legal (IML), onde será submetido a exame necroscópico que deverá apontar a causa da morte e outras circunstâncias do crime. Ainda conforme o boletim de ocorrência, o principal suspeito é o companheiro da vítima, identificado pelas iniciais L.J.C., que foi autuado em flagrante e permanece à disposição da Justiça. A polícia segue investigando a motivação e os detalhes do caso. O crime ocorreu por volta das 11h deste sábado e foi enquadrado como feminicídio, previsto no artigo 121-A do Código Penal, que trata do assassinato de mulheres em razão da condição do sexo feminino. O caso gerou comoção entre moradores de Livramento de Nossa Senhora e reforça o alerta para a necessidade do combate à violência contra a mulher. As investigações seguem sob responsabilidade da Polícia Civil.
Bloqueio de R$ 80 milhões em emendas para o São João preocupa prefeitos baianos

O bloqueio de aproximadamente R$ 80 milhões em emendas parlamentares destinadas aos festejos juninos na Bahia tem gerado preocupação entre prefeitos e gestores municipais que contavam com os recursos para custear parte da programação do São João deste ano. As verbas seriam utilizadas para apoiar a realização das festas em diversos municípios baianos, incluindo investimentos em estrutura, contratação de atrações musicais, segurança, logística e organização dos eventos que tradicionalmente atraem milhares de pessoas em todo o estado. Com a suspensão dos recursos, muitas prefeituras passaram a analisar possíveis impactos no planejamento das festividades e aguardam definições sobre a situação das emendas. Municípios acompanham situação O bloqueio ocorre em um momento estratégico para as cidades, já que grande parte da programação junina foi anunciada e muitos contratos já foram firmados. Diante da incerteza, gestores municipais buscam informações sobre a possibilidade de liberação dos recursos e quais medidas poderão ser adotadas para evitar prejuízos aos eventos. Em algumas cidades, a preocupação está relacionada à manutenção da estrutura planejada para os festejos, enquanto outras acompanham o cenário antes de decidir se haverá necessidade de ajustes na programação. São João movimenta economia da Bahia Além do aspecto cultural, o São João é considerado um dos períodos mais importantes para a economia dos municípios baianos. As festas movimentam setores como hotelaria, bares, restaurantes, comércio, transporte e serviços, além de gerarem empregos temporários e renda para milhares de famílias. Em diversas cidades do interior, os festejos juninos representam uma das principais oportunidades de aquecimento econômico do ano, atraindo turistas e visitantes de várias regiões do estado e do país. Especialistas destacam que qualquer impacto na realização dos eventos pode refletir diretamente na atividade econômica local, especialmente nos municípios que têm o São João como uma das principais manifestações culturais e fontes de movimentação financeira. Expectativa por definição Enquanto o impasse sobre as emendas parlamentares continua, prefeitos e organizadores seguem acompanhando as discussões e aguardam um posicionamento oficial sobre a situação dos recursos. A expectativa é que haja esclarecimentos nos próximos dias para que os municípios possam concluir o planejamento dos festejos com maior segurança e previsibilidade. Até lá, a preocupação permanece entre os gestores, que veem no São João não apenas uma celebração cultural, mas também uma importante ferramenta de desenvolvimento econômico e valorização das tradições nordestinas.