Decisão da Justiça suspende eleição da Câmara de Vereadores de Jaguaquara e prevê multa

A eleição para a Mesa Diretora da Câmara de Vereadores de Jaguaquara, no Vale do Jiquiriçá, referente ao biênio 2027-2028, foi suspensa por decisão da Justiça nesta terça-feira (17). O pleito havia sido convocado de forma antecipada, com chapa única, para o próximo dia 23 de março. A medida atende a uma ação anulatória apresentada por um grupo de vereadores, que apontou irregularidades no processo. O edital de convocação, publicado no Diário Oficial em 19 de fevereiro, previa a realização da eleição com apenas uma chapa inscrita. Na composição, o atual presidente, Nildo Pirôpo (PT), que já ocupa o cargo pela terceira vez consecutiva, integraria a mesa ao lado de Uelson Pereira (PT), indicado para a presidência. Também fariam parte da chapa Gilmar Fonseca (PSB), como vice-presidente; Núbia Louzado (PT), como 2ª vice-presidente; Alex Moraes, como 1º secretário; e outro parlamentar na função de 2º secretário. Sete dos 13 vereadores da atual legislatura se reuniram no dia 11 de março, após o encerramento do prazo para inscrição de chapas, e divulgaram uma carta aberta criticando a condução do processo. No documento, classificaram como “desleal” a forma como o presidente Nildo Pirôpo organizou a eleição. Na decisão, a Justiça determinou a suspensão integral dos efeitos do edital de convocação nº 01/2026, bem como de todos os atos relacionados à eleição da Mesa Diretora. Também foi fixada multa diária de R$ 1 mil em caso de descumprimento, além da intimação imediata do presidente da Casa para ciência e cumprimento da ordem judicial. Horas após a decisão, a Câmara Municipal publicou um decreto anulando os atos relacionados ao processo eleitoral. O documento declara sem efeito jurídico o edital de convocação nº 01/2026 e o edital de publicação das chapas inscritas, datado de 9 de março, alegando necessidade de adequação às diretrizes jurisprudenciais mais recentes.
Com alta dos combustíveis, Lula se mobiliza para evitar greve dos caminhoneiros

Governo Lula prepara medidas para evitar greve de caminhoneiros diante da alta dos combustíveis O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve anunciar, na manhã desta quarta-feira (18), um pacote de medidas para tentar evitar uma possível greve de caminhoneiros, em meio à alta dos preços dos combustíveis no país. As ações serão detalhadas durante cerimônia no Ministério dos Transportes, em Brasília, a partir das 10h. O evento deve contar com a presença do ministro Renan Filho e do diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Guilherme Sampaio. A possibilidade de paralisação voltou ao radar do governo após a recente alta no preço do diesel e o aumento da insatisfação entre caminhoneiros, que consideram insuficientes as medidas adotadas até agora. No último dia 12 de março, o governo zerou as alíquotas de PIS/Cofins sobre o diesel e criou uma subvenção que poderia reduzir o preço em até R$ 0,64 por litro em alguns casos. No entanto, no dia seguinte, a Petrobras anunciou um reajuste de R$ 0,38 por litro no diesel A, o que, segundo a categoria, acabou anulando parte do impacto esperado. Fiscalização do frete entra no pacote Além de tentar conter a alta dos combustíveis, o governo também deve anunciar medidas para reforçar a fiscalização do piso mínimo do frete, uma das principais reivindicações dos caminhoneiros. A tabela, criada por lei em 2018 após a greve nacional da categoria, estabelece valores mínimos com base em critérios como número de eixos do caminhão, peso da carga e distância percorrida. No entanto, motoristas afirmam que a falta de fiscalização tem dificultado o cumprimento efetivo da norma. A expectativa é de que o governo aumente a rigidez na fiscalização e amplie as punições para empresas que descumprem a regra de forma recorrente. Greve ainda não tem data definida Apesar da crescente mobilização, lideranças do setor afirmam que ainda não há uma data definida para o início de uma eventual greve. Ainda assim, há indicativos de apoio significativo à paralisação, tanto entre caminhoneiros autônomos quanto entre profissionais ligados a transportadoras. O cenário mantém o governo em alerta, diante do risco de impactos econômicos e logísticos em caso de uma nova paralisação nacional.
José Dirceu reúne ministros, deputados e políticos do Centrão em festa de 80 anos em Brasília

O ex-ministro José Dirceu celebrou seus 80 anos na noite da última terça-feira (17), em Brasília, em um evento que reuniu nomes importantes da política nacional, incluindo integrantes do governo Luiz Inácio Lula da Silva, parlamentares do PT, aliados do Centrão e outras figuras de destaque. A comemoração aconteceu no restaurante Mangai, conhecido por sua culinária nordestina. Seguindo a tradição dos aniversários anteriores, os convidados formaram uma fila para cumprimentar o ex-ministro, em um espaço preparado com painel para fotos. Entre os ministros presentes estavam José Múcio (Defesa), Camilo Santana (Educação), Wolney Queiroz (Previdência), Esther Dweck (Gestão e Inovação) e Gleisi Hoffmann. O vice-presidente Geraldo Alckmin também marcou presença. Além de parlamentares do PT e de partidos de esquerda, o evento contou com a participação de políticos do chamado Centrão. Entre eles, os deputados Ricardo Barros e Elmar Nascimento. Chamou atenção ainda a presença do deputado federal João Bacelar, filiado ao mesmo partido do ex-presidente Jair Bolsonaro. Outro nome que se destacou foi o do advogado Pierpaolo Bottini. Integrante do grupo Prerrogativas, ele atuava na defesa do banqueiro Daniel Vorcaro, proprietário do Banco Master, até a última sexta-feira (13), quando deixou o caso. A celebração evidenciou a capacidade de articulação política de José Dirceu, reunindo, em um mesmo espaço, representantes de diferentes correntes e espectros da política brasileira.
Mais de R$ 27 milhões em terceirização levantam questionamentos em Maracás

A Prefeitura de Maracás destina mais de R$ 27,6 milhões por ano para a contratação de empresas terceirizadas responsáveis pelo fornecimento de mão de obra em diferentes setores da administração municipal. Os dados foram publicados no Diário Oficial do Município. Os contratos incluem empresas como a CONSLOG Construtora e Locações LTDA, NSS – Nossa Senhora Santana Serviços LTDA, DCEV Serviços de Limpeza e Paisagismo e DKM Serviços e Apoio Administrativo LTDA. Essas companhias atuam na disponibilização de trabalhadores para atividades de apoio e execução de serviços em diversas áreas da gestão pública. O alto volume de recursos destinados à terceirização chama atenção e levanta questionamentos sobre o modelo de gestão de pessoal adotado pelo município. Na prática, os valores indicam uma forte dependência desse tipo de contratação para garantir o funcionamento de serviços públicos que, em alguns casos, poderiam ser desempenhados por servidores efetivos ou contratados via REDA. Especialistas em administração pública avaliam que a terceirização pode ser uma alternativa válida, desde que acompanhada de planejamento e critérios técnicos. No entanto, alertam que contratações em larga escala exigem transparência, controle rigoroso e justificativas consistentes, especialmente quando envolvem cifras expressivas do orçamento público. Diante de um montante anual que ultrapassa R$ 27,6 milhões, cresce o debate sobre a eficiência do modelo adotado pela prefeitura. Também se intensifica a cobrança por maior fiscalização, tanto por parte dos órgãos de controle quanto da sociedade, em relação à aplicação desses recursos públicos.
Nora de Jaques Wagner tem empresa citada em pagamentos do Banco Master, aponta coluna

Uma empresa ligada à nora do líder do governo no Senado, Jaques Wagner (PT), aparece na folha de pagamentos do Banco Master, em meio às investigações e controvérsias que envolvem a instituição financeira. As informações foram divulgadas pela coluna de Milena Teixeira, do portal Metrópoles. A estudante de psicologia e bacharel em Direito, Bhonnie de Bonilha, foi contratada, por meio de empresa própria, para atuar na prospecção de operações de crédito consignado para o banco, que tem entre seus principais nomes o empresário Daniel Vorcaro. Bhonnie é casada com Eduardo Sodré, secretário de Meio Ambiente da Bahia e enteado de Jaques Wagner. O contrato com o Banco Master foi firmado por meio da BK Financeira, empresa fundada em 2021, da qual ela é sócia ao lado do advogado Moisés Dantas. Em nota, o sócio confirmou a relação comercial e esclareceu que o serviço prestado não se trata de consultoria, mas sim de prospecção e indicação exclusiva de operações e convênios de crédito consignado. Segundo ele, todos os valores recebidos foram devidamente formalizados por meio de notas fiscais e estão disponíveis para eventual verificação por parte das autoridades. Procurada, Bhonnie de Bonilha informou que os esclarecimentos seriam prestados por seu sócio. Já o senador Jaques Wagner afirmou que nunca participou de qualquer intermediação ou negociação em favor da empresa, destacando que cabe exclusivamente à companhia explicar suas atividades e contratos. Além da BK Financeira, Bhonnie também figura como proprietária da empresa BN Representações, registrada para atuação no desenvolvimento e licenciamento de softwares não customizáveis. De acordo com dados da Receita Federal, até janeiro deste ano a empresa possuía outra razão social — “Vamos Florir Comércio de Flores Ltda” — e atuava no comércio varejista de plantas e flores. No mesmo período, houve alteração no quadro societário, com a saída de Patrich Toaldo Bonilha, irmão de Bhonnie, que deixou a sociedade. Com isso, ela passou a assumir o controle individual da empresa.
ASSISTA REVISTA CANAL97.COM.BR

https://youtube.com/live/4a4TJv7bSsc?feature=share
Preço da gasolina chama atenção e motoristas reclamam de falta de concorrência em Brumado

Na manhã desta terça-feira, a equipe de reportagem esteve em diferentes postos de combustíveis de Brumado e constatou uma situação que tem gerado insatisfação entre os motoristas: o preço da gasolina praticamente igual em todos os estabelecimentos. Por volta das 7h45, o valor encontrado era de R$ 7,45 por litro. Durante a apuração, consumidores relataram preocupação não apenas com o preço elevado, mas também com a ausência de variação entre os postos, o que levanta questionamentos sobre a falta de concorrência na cidade. O mecânico industrial Ricardo Ribeiro, que abastecia o veículo no momento da reportagem, demonstrou indignação com o cenário. Segundo ele, o valor está “muito alto” e difícil de acompanhar. “A gente não sabe até quando isso vai continuar. Está um absurdo”, afirmou. Ele também comentou sobre possíveis fatores externos, como conflitos internacionais, que poderiam estar influenciando os preços. A equipe também apurou que cidades vizinhas enfrentam situação semelhante. Em Vitória da Conquista, por exemplo, os valores praticados são praticamente os mesmos. Já em Rio de Contas, o litro da gasolina chega a R$ 9,45, segundo relatos. Outro entrevistado, o vendedor Cláudio, que utiliza o carro com frequência para o trabalho, também destacou o impacto no orçamento. “Está difícil, principalmente para quem depende do carro para trabalhar. A tendência é aumentar ainda mais”, disse. Durante a reportagem, frentistas informaram que um novo reajuste pode ocorrer ainda hoje, elevando o preço para cerca de R$ 7,75 ao longo do dia. A possibilidade pegou muitos motoristas de surpresa. A consumidora Gabriela, que abastecia no momento da abordagem, afirmou não estar ciente do aumento iminente. “Já está caro demais. Para o trabalhador, fica muito complicado”, lamentou. Diante do cenário, motoristas cobram mais transparência e explicações sobre a formação dos preços, além de maior concorrência entre os postos da cidade. Enquanto isso, a população segue enfrentando incertezas e custos cada vez mais altos para manter o tanque cheio.
Genial/Quaest: maioria dos brasileiros já definiu voto para presidente, mas 43% ainda podem mudar

Mais da metade dos brasileiros (56%) afirma que já definiu seu voto para a Presidência da República, enquanto 43% ainda consideram a possibilidade de mudança. Os dados fazem parte de um recorte inédito da pesquisa Genial/Quaest, que analisou o cenário atual da corrida ao Palácio do Planalto. Entre os eleitores que declaram intenção de voto em Luiz Inácio Lula da Silva (PT), 67% dizem que a escolha é definitiva, enquanto 31% admitem que podem mudar. Já entre os que demonstram preferência por Flávio Bolsonaro (PL), 63% afirmam estar decididos, e 36% ainda consideram trocar de candidato. No caso de Ratinho Jr. (PSD), 56% dos eleitores dizem que podem mudar de voto, enquanto 41% já tomaram uma decisão. Entre os que mencionam Romeu Zema (Novo), apenas 33% afirmam ter uma escolha definitiva, ao passo que 67% ainda estão abertos a mudanças. Já entre os que pretendem votar em branco, nulo ou não votar, 60% reconhecem que podem rever a decisão, enquanto 39% dizem que não pretendem mudar. O levantamento também traça o perfil do eleitor mais propenso a alterar o voto: mulheres (49%), jovens entre 16 e 34 anos (52%), pessoas com ensino superior (48%) e moradores da região Sudeste (48%). Por outro lado, 62% dos homens e 64% dos moradores do Nordeste afirmam que suas escolhas já estão definidas. Entre eleitores de 36 a 59 anos e aqueles com 60 anos ou mais, 59% dizem não pretender mudar de candidato. Já entre os que têm apenas o ensino fundamental, 57% também indicam decisão consolidada. No recorte por renda, 60% dos entrevistados que ganham até dois salários mínimos afirmam que já decidiram seu voto. Entre os que recebem mais de cinco salários mínimos, esse percentual é de 57%. Já na faixa de dois a cinco salários mínimos — considerada a mais volátil — 51% dizem ter decisão tomada, enquanto 47% ainda podem mudar. A pesquisa da Genial/Quaest ouviu 2.004 eleitores com 16 anos ou mais entre os dias 6 e 9 de março. A margem de erro é de dois pontos percentuais.
Prefeita anuncia aumento de 6,5% para professores da rede municipal de Nilo Peçanha

A prefeita de Nilo Peçanha, Jacqueline Soares, anunciou um reajuste salarial de 6,5% para os professores da rede municipal de ensino. O índice supera o piso nacional do magistério definido para 2026, que teve aumento de 5,4%. Segundo a gestora, a medida tem como objetivo valorizar os profissionais da educação e reforçar o compromisso da administração municipal com o setor. “A Prefeitura de Nilo Peçanha, com responsabilidade e compromisso, reconhece o papel fundamental dos professores na transformação de vidas por meio da educação. Esse reajuste é uma forma de valorizar esse trabalho essencial”, destacou. De acordo com a gestão municipal, o aumento representa um investimento direto na qualidade do ensino público, contribuindo para o fortalecimento da educação no município.
Polícia Federal realiza operação sobre contratos da gestão de Moema Gramacho em Lauro de Freitas

A Polícia Federal (PF) deflagrou, na manhã desta terça-feira (17), uma operação que mira contratos firmados durante a gestão de Moema Gramacho (PT), ex-prefeita de Lauro de Freitas, na Região Metropolitana de Salvador. foram cumpridos seis mandados de busca e apreensão em endereços ligados a investigados, incluindo um imóvel comercial no Mundo Plaza, localizado no bairro do Caminho das Árvores, em Salvador. Além disso, medidas judiciais também são cumpridas em Lauro de Freitas. A reportagem apurou também que a ex-prefeita não figura, até o momento, como investigada. A apuração tem como alvo pessoas e empresas ligadas à execução desses contratos.