Projeto de Ziel Cavalcante prevê internet Wi-Fi aberta nas feiras livres de Jequié

A instalação de rede de internet Wi-Fi aberta e gratuita nas feiras livres de Jequié — incluindo Joaquim Romão, Jequiezinho e o Centro de Abastecimento Vicente Grilo — foi proposta pelo vereador Ziel Cavalcante na Câmara Municipal. Segundo o parlamentar, o acesso à internet tem se tornado cada vez mais essencial tanto para comerciantes quanto para consumidores. Com a popularização dos pagamentos por meio de aplicativos, como cartão de crédito, débito e PIX, a conectividade passou a ser um fator indispensável para a conclusão das transações. Ziel destaca que, em muitos casos, a falta de acesso à internet por uma das partes acaba inviabilizando negociações, gerando prejuízos e transtornos. “Diante dessa realidade, apresento a indicação para a implantação de redes de Wi-Fi abertas e gratuitas, garantindo que comerciantes e clientes tenham acesso às modernas formas de pagamento digital”, afirmou o vereador.
Acidentes com motos deixam dois jovens mortos durante a madrugada em Dom Basílio

Dois jovens morreram em acidentes distintos envolvendo motocicletas na madrugada deste domingo (15), no município de Dom Basílio, localizado no Sertão Produtivo da Bahia. De acordo com informações da Polícia Militar, as duas ocorrências foram registradas durante a madrugada. O primeiro caso chegou ao conhecimento da 46ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) após o Hospital Municipal informar a entrada de um homem vítima de acidente de trânsito na Estrada da Várzea Grande, nas proximidades do Estádio Municipal. Segundo relatos de populares, o motociclista teria perdido o controle da direção e caído do veículo. A vítima foi identificada como Carlos Henrique Caires Dias. Ele chegou a ser socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) ainda com vida, mas não resistiu aos ferimentos e morreu na unidade hospitalar. Quando a guarnição chegou ao local do acidente, a motocicleta não estava mais na via, sendo posteriormente apresentada por familiares. O segundo acidente ocorreu em uma estrada vicinal que liga o bairro Santa Luzia à comunidade de Lagoa do Morro. De acordo com a polícia, o motociclista Luan Lima Caires, de 29 anos, perdeu o controle da moto em uma curva, saiu da pista e colidiu contra uma cerca de arame, parando às margens da estrada. Ele morreu no local. O corpo e a motocicleta foram encontrados pelo próprio pai da vítima, Aguinaldo Caires, que acionou a Polícia Militar. A área foi isolada por uma equipe da 46ª CIPM até a chegada do Departamento de Polícia Técnica (DPT), responsável pela remoção do corpo, que foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML). Com as duas mortes, o município de Dom Basílio registrou três óbitos em menos de 24 horas durante o fim de semana. Na tarde de sábado (14), o jovem Silvio Neves Bittencourt, de 19 anos, morreu após se afogar na comunidade de Abelha. As circunstâncias dos acidentes serão investigadas pelas autoridades competentes.
Erick se destaca na vitória do Bahia sobre o Inter; Acevedo e Ademir têm atuação discreta

O meio-campista Erick foi o grande destaque do Bahia na vitória por 1 a 0 sobre o Internacional, na tarde deste domingo, pela sexta rodada do Campeonato Brasileiro. Titular nas últimas partidas, o jogador aproveitou a sequência na equipe e voltou a ter boa atuação, desta vez em um triunfo histórico no Beira-Rio. Foi a primeira vez que o Tricolor venceu o Inter no estádio em partidas válidas pelo Brasileirão. O goleiro Ronaldo também teve participação importante no resultado, com defesas decisivas ao longo da partida. Em contrapartida, Acevedo cometeu erros nos minutos iniciais e chegou a colocar o resultado em risco para o time baiano. Já no segundo tempo, Ademir desperdiçou uma oportunidade clara que poderia ter dado mais tranquilidade ao Bahia. O Tricolor volta a campo nesta quarta-feira, quando enfrenta o Bragantino, às 19h (horário de Brasília), na Casa de Apostas Arena Fonte Nova. Na jogada que originou o gol da partida, Erick apareceu bem e foi decisivo para o triunfo do Bahia no Beira-Rio. (Foto: Rafael Rodrigues / EC Bahia)
Delações podem marcar nova etapa do Caso Master; expectativa é sobre quem abrirá o jogo primeiro

A investigação envolvendo o chamado Caso Master pode entrar em uma nova fase nos próximos dias. Desde a última sexta-feira, quando a Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) confirmou a prisão preventiva do ex-banqueiro Daniel Vorcaro — decretada dez dias antes pelo ministro André Mendonça —, aumentaram as especulações sobre a possibilidade de uma delação premiada por parte do investigado. A contratação do criminalista José Luís Oliveira Lima para atuar na defesa de Vorcaro também reforçou nos bastidores a expectativa de que negociações para um eventual acordo de colaboração com as autoridades possam começar ainda nesta semana. No entanto, Vorcaro não é o único nome citado como possível colaborador nas investigações. Outros personagens envolvidos no escândalo também aparecem como potenciais candidatos a firmar acordos de delação premiada. Entre eles estão Paulo Sérgio Souza, ex-diretor de Fiscalização do Banco Central, e Belline Santana, ex-chefe do Departamento de Supervisão Bancária da instituição. Ambos foram afastados de suas funções em janeiro e passaram a ter papel central no caso após a decisão do ministro André Mendonça que determinou a segunda prisão de Vorcaro, motivada pela revelação de diálogos considerados comprometedores. Outro nome citado nas apurações é o de Augusto Lima, ex-principal sócio de Vorcaro. Também figuram na lista dois ex-diretores ligados ao banco que foram presos em novembro: Luiz Antônio Bull, responsável pelas áreas de Riscos, Compliance, Recursos Humanos, Operações e Tecnologia, e Alberto Oliveira Neto, superintendente executivo de Tesouraria. Além deles, Ângelo Ribeiro da Silva, apontado como sócio do grupo, também aparece entre os investigados. As investigações mencionam ainda o policial federal aposentado Marilson Silva, que, segundo as apurações, teria atuado ao lado de outro aliado de Vorcaro em atividades consideradas sensíveis, como monitoramento, espionagem e intimidação de pessoas vistas como adversárias do grupo. Outro núcleo investigado envolve Ana Cláudia Paiva e Leonardo Palhares, apontados pela Operação Compliance Zero como operadores financeiros ligados ao esquema. De acordo com as investigações, ela seria responsável por movimentações financeiras e pela execução de pagamentos associados a supostas atividades ilícitas, além da ocultação de recursos. Já Palhares teria atuado na gestão e operacionalização de recursos do grupo conhecido como “A Turma”. Diante do número de investigados e da complexidade do caso, cresce a expectativa sobre quem poderá ser o primeiro a firmar um acordo de delação premiada. No meio jurídico, é comum a avaliação de que quem colabora primeiro costuma ter mais benefícios, além de apresentar informações inéditas às autoridades. Com isso, a corrida silenciosa por um eventual acordo pode se tornar um dos próximos capítulos do Caso Master.
Vitória vence o Atlético-MG diante da torcida no Barradão e avança na classificação

Com gols de Renato Kayzer e Erick, o Rubro-Negro conquista sua segunda vitória no campeonato e chega aos sete pontos. O Vitória venceu o Atlético-MG por 2 a 0 na noite deste sábado (14), no Estádio Barradão, em Salvador, em partida válida pela sexta rodada do Campeonato Brasileiro da Série A. Os gols do triunfo rubro-negro foram marcados por Renato Kayzer, no primeiro tempo, e Erick, na etapa final. Com o resultado, o Leão conquistou seu segundo triunfo na competição e chegou aos sete pontos, passando a ocupar a 11ª colocação na tabela. O Atlético-MG, por sua vez, segue com cinco pontos e aparece na 15ª posição. O resultado também ampliou um tabu favorável ao time baiano. O Atlético-MG não vence o Vitória no Barradão há mais de 11 anos. A última vitória da equipe mineira no estádio ocorreu em 2014, também em um confronto válido pela sexta rodada do Campeonato Brasileiro. O primeiro gol da partida saiu aos 19 minutos da etapa inicial, quando Renato Kayzer cobrou falta com precisão e colocou o Vitória em vantagem. Já no segundo tempo, aos 22 minutos, Erick recebeu a bola dentro da área, driblou a marcação e finalizou sem chances de defesa para o goleiro Everson, garantindo o resultado. Na próxima rodada, o Vitória volta a campo na quinta-feira (19), às 19h, quando enfrenta o Grêmio, na Arena do Grêmio, em Porto Alegre.
Jovem morre após se afogar em tanque na zona rural de Dom Basílio

Um jovem morreu após se afogar em um tanque localizado na comunidade de Abelhas, na zona rural do município de Dom Basílio, no sudoeste da Bahia. De acordo com informações preliminares que circulam em áudios nas redes sociais, a vítima estaria tomando banho no local e teria tentado atravessar o tanque nadando. Durante a travessia, porém, o jovem não conseguiu concluir o percurso e acabou se afogando. O episódio causou grande comoção entre os moradores da comunidade, que ficaram bastante abalados com a situação. Novas informações sobre o caso podem surgir a qualquer momento, à medida que as autoridades avançam na apuração dos fatos.
Operação da PM termina com captura de suspeitos de assalto e tentativa de homicídio em Anagé

Uma operação envolvendo guarnições do 24º Batalhão de Polícia Militar (BPM) resultou, na manhã deste sábado (14), na prisão de dois homens suspeitos de cometer um assalto seguido de tentativa de homicídio na cidade de Anagé, no sudoeste da Bahia. A captura ocorreu por volta das 6h30, nas proximidades do povoado de Vila Mariana. De acordo com informações da polícia, o crime teve início por volta das 22h20 da última sexta-feira (13), quando um casal — uma mulher de 30 anos e um homem de 42 — foi abordado por dois indivíduos armados na porta da residência onde mora, em Anagé. Sob ameaças, as vítimas foram obrigadas a entrar no próprio veículo, um VW Gol, e levadas como reféns em direção ao município de Caraíbas. Durante o trajeto, nas proximidades do povoado da Giboia, a violência se intensificou. O casal foi agredido e a mulher acabou sendo atingida por um disparo de arma de fogo no ombro. Após o ataque, as vítimas foram abandonadas às margens da rodovia, enquanto os criminosos fugiram com o veículo. A mulher ferida foi socorrida inicialmente em Anagé e, devido à gravidade do ferimento, transferida posteriormente para o Hospital de Base de Vitória da Conquista. Assim que foram acionados, policiais dos Pelotões de Anagé e Caraíbas iniciaram diligências e conseguiram localizar ainda durante a noite o veículo roubado, que havia sido abandonado no povoado de Vila Mariana. Na manhã deste sábado, após novas informações sobre dois homens em atitude suspeita na região, uma guarnição do Pelotão de Aracatu foi acionada. Com apoio dos policiais de Maetinga e Caraíbas, os suspeitos foram localizados na BA-623. Durante a abordagem, os militares encontraram um revólver calibre .32 com quatro munições intactas, uma faca e um aparelho celular. Segundo a PM, ao serem detidos, os dois homens confessaram a participação no assalto e na tentativa de homicídio. Eles relataram que abandonaram o veículo após uma falha mecânica e se esconderam em um matagal para evitar o cerco policial, tentando seguir a pé em direção ao município de Presidente Jânio Quadros, cidade de origem da dupla. Ainda conforme o levantamento do setor de inteligência do 24º BPM, um dos suspeitos já era considerado foragido da Justiça, com mandado de prisão em aberto por furto, expedido pelo Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo. Os dois acusados, juntamente com o material apreendido, foram encaminhados para a Delegacia Territorial de Brumado, onde o caso foi registrado e as medidas cabíveis estão sendo adotadas.
Acidente em Mata Verde (MG) mata três moradores de Cândido Sales

Três homens identificados como Neném, Lucas e Henrique morreram em um grave acidente registrado na noite de sexta-feira (13), nas proximidades do município de Mata Verde, em Minas Gerais. As vítimas eram moradoras de Cândido Sales, no sudoeste da Bahia, e trabalhavam em um caminhão utilizado no transporte de eucalipto. Com a força do impacto, o veículo ficou completamente destruído, e a carga de madeira acabou espalhada pela pista. Neném, Lucas e Henrique não resistiram aos ferimentos e morreram ainda no local do acidente. As circunstâncias da colisão ainda deverão ser apuradas pelas autoridades responsáveis.
PF investiga esquema com malas de dinheiro do Banco Master que teria beneficiado políticos baianos, incluindo secretário de Estado

As investigações envolvendo o Banco Master avançam e começam a revelar possíveis conexões entre o empresário Augusto Lima, ligado à instituição financeira, e um suposto esquema de financiamento ilegal de políticos. De acordo com relatos obtidos durante as apurações, o empresário teria operado um sistema de pagamento de propina e repasses financeiros feitos por meio de malas de dinheiro, distribuídas na própria sede do banco, em São Paulo. Segundo as informações levantadas, além da entrega direta de valores em espécie, parte dos recursos também teria sido transferida para empresas que teriam políticos como sócios ocultos, o que ampliou o foco das investigações conduzidas por órgãos de controle e pela Polícia Federal. Caminho do dinheiro Os investigadores já identificaram possíveis rotas utilizadas para movimentar os recursos. Uma das linhas de apuração aponta que parte do dinheiro teria passado por uma empresa atualmente registrada em nome da esposa de um secretário de Estado, que possui ligações familiares com um influente político do PT na Bahia. A apuração também mostra que o crescimento do empresário no setor financeiro teria ocorrido a partir de relações construídas com figuras políticas, especialmente no cenário baiano. Movimentações milionárias Dados obtidos a partir da quebra de sigilo bancário do próprio banqueiro Daniel Vorcaro, ligado ao Banco Master, ajudaram a dimensionar o volume de recursos movimentados. Em 19 de junho de 2023, Vorcaro recebeu cerca de R$ 3 milhões do empresário baiano Miguel Luiz Rosário Lorenzo. Pouco tempo depois, em 14 de julho do mesmo ano, uma empresa ligada a Lorenzo, a MCR Patrimonial Ltda., transferiu outros R$ 30,6 milhões ao banqueiro. Segundo apuração jornalística, Vorcaro teria atribuído essas movimentações a negócios relacionados a Augusto Lima. Transferências a empresa ligada a ACM Neto Relatórios do Coaf e da área de inteligência financeira do governo também indicaram que uma empresa do ex-prefeito de Salvador, ACM Neto (União Brasil) recebeu cerca de R$ 3,6 milhões provenientes do Banco Master e da gestora REAG. Procurado, ACM Neto afirmou que os valores correspondem a serviços de consultoria prestados ao banco. Prisão e investigação Augusto Lima foi preso durante a primeira fase da Operação Compliance Zero, deflagrada em novembro de 2025. Conhecido como “Guga Lima”, o empresário permaneceu detido por 11 dias, entre 18 e 29 de novembro, sendo posteriormente liberado por decisão do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1). Apesar da soltura, ele segue sendo investigado e está sob monitoramento por tornozeleira eletrônica. Além da ligação com o Banco Master, Lima também é controlador do Banco Pleno, instituição que teve liquidação extrajudicial decretada pelo Banco Central em fevereiro. Relações políticas e negócios na Bahia O empresário é casado com Flávia Pérez, ex-ministra do governo Bolsonaro. No cenário baiano, Lima ganhou destaque após vencer, durante o governo Rui Costa, atual ministro da Casa Civil do governo Lula, uma licitação para operar o “Crédito Sexta”, cartão de pagamento destinado a servidores públicos com desconto em folha. O contrato ajudou a impulsionar os negócios ligados ao Banco Master e teria aproximado Lima de setores políticos na Bahia. Além disso, ele também atuava no setor de empréstimos consignados do banco, operações que passaram a ser investigadas pela CPMI do INSS. Lima chegou a ser convocado para prestar depoimento à comissão, mas foi dispensado de comparecer por decisão do ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF). As investigações continuam e novas informações sobre o fluxo de recursos e possíveis beneficiários políticos ainda estão sendo analisadas pelas autoridades.
Diesel fica mais caro neste sábado e aumento deve ser repassado nos postos

Reajuste acontece depois de mais de 300 dias sem alteração no preço do diesel repassado às distribuidoras pela Petrobras. O reajuste no preço do diesel vendido às distribuidoras pela Petrobras passa a valer neste sábado (14). A estatal confirmou aumento de R$ 0,38 por litro no diesel A, fazendo com que o valor médio do combustível passe para R$ 3,65 por litro. Os demais combustíveis comercializados pela companhia não tiveram alteração. De acordo com a Petrobras, ao considerar a mistura obrigatória de 85% de diesel A com 15% de biodiesel, que resulta no diesel B vendido nos postos, o impacto estimado ao consumidor será de aproximadamente R$ 0,32 por litro. Com isso, a participação média da estatal no preço final do diesel comercializado nas bombas passa a ser de cerca de R$ 3,10 por litro. O último reajuste no valor do diesel para as distribuidoras havia sido registrado em 6 de maio de 2025, quando ocorreu uma redução no preço. Já o aumento mais recente tinha sido aplicado em 1º de fevereiro de 2025. Segundo a companhia, o ajuste anunciado agora ocorre após mais de 300 dias desde a última alteração e mais de 400 dias desde o último aumento. A Petrobras também destacou que, mesmo com o novo reajuste, o diesel ainda acumula queda desde o início do atual governo. Em nota, a empresa informou que desde dezembro de 2022 o preço do diesel A vendido às distribuidoras registra redução acumulada de R$ 0,84 por litro, o que representa queda de 29,6% quando considerada a inflação do período.